Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Espetáculo ‘Nino Alves-ExperimentaSons’ tem apresentação gratuita no Recife

 

Iniciativa faz parte de uma turnê, inédita, em comemoração aos 20 anos de carreira do multiartista pernambucano, Nino Alves, na qual une criatividade, música instrumental, percussiva e melódica não-convencional

Neste fim de semana a capital pernambucana será palco de um evento especial, que envolve uma atmosfera musical rica em timbres e possibilidades sonoras.  Trata-se da estreia da turnê ‘Nino Alves- ExperimentaSons’ - evento dedicado à música regional pernambucana na qual une criatividade, música instrumental, percussiva e melódica não-convencional. A iniciativa, pioneira, promete colocar o público infantil e adulto para dançar e cantar sem parar, visa celebrar os 20 anos de carreira do multiartista pernambucano, Nino Alves. No Recife, o palco da festa acontece neste sábado (10), dentro do Festival Panela do Jazz, no Poço da Panela, às 16h.  A programação, ofertada gratuitamente ao público, conta com incentivo da Fundarpe e do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura.  O espetáculo, que mescla música instrumental com poesias e canções no repertório, tem como proposta transmitir às crianças, adolescentes, jovens e adultos a percepção e contemplação da música local e regional, a partir dos sons extraídos de sucata e diversos tipos de materiais.

“Quero mostrar ao público, por meio desse trabalho musical, o ressignificado que, juntos, podemos dar aos objetos do nosso dia a dia, que poderiam estar em desuso ou até mesmo ferindo a natureza pelo descarte incorreto” diz o artista. 

No palco, Nino Alves fará uma mistura de elementos que vão resultar em vários ritmos a partir de seus instrumentos musicais para lá de criativos. Entre eles:  PETfone e o Garrafão Falante, construídos pelo próprio artista. Há, ainda, dentro dessa infinidade musical, outros componentes sonoros, como sementes, serra de marcenaria, cabaças, tigelas de vidro, molhos de chaves, catracas de moto e bicicleta. 

“Com a junção desses ingredientes vamos levar para o palco uma vasta possibilidade musical capaz de dar ritmo e musicalidade aos gêneros já conhecidos do nosso repertório raiz, a exemplo do coco de roda, frevo, baião, maracatu, entre outros",finaliza. 

Além do Recife, nesta primeira temporada, o projeto também vai contemplar outras cidades do estado. Na sexta-feira (16), a programação desembarca no Espaço Cultural Mauro Mota, em Nazaré da Mata, a partir das 20h30. Também atuando na manutenção das dinâmicas culturais e musicais, por cada cidade e região que passar, Nino Alves receberá no palco artistas convidados. Estão confirmados para a estreia no Panela do Jazz os percussionistas Nego Henrique e Iran Silva (Recife); e o multi-instrumentista Henrique Albino (Recife). Já em Nazaré da Mata, os convidados são: o compositor e cantor Baixinho dos Oito Baixos (Vicência); a trombonista Larissa Michele (Aliança), e o maestro Guilherme Otávio (Nazaré da Mata). 

Formação

O projeto, além da rodada de shows itinerantes, também vai percorrer escolas públicas das regiões contempladas com a programação artística: Nazaré da Mata, Garanhuns, Arcoverde e Recife. Em cada uma delas, Nino Alves ministrará um workshops com estímulo à criatividade musical. A ação consiste em trocar ideias com os participantes para criação de instrumentos com objetos que podem ser encontrados em casa. Aliado a isso, o artista irá trabalhar, dentro do ciclo de formação, a importância de valorização às músicas regionais, como um elemento de apropriação cultural, que precisa ser preservado e cultivado pelo público. 

Turnê- 

Após a primeira temporada de apresentações, em Setembro, o espetáculo ' Nino Alves-ExperimentaÇões' se programa para o mês de outubro.  Nesta etapa, o projeto contempla a cidade de Arcoverde.  Lá, o evento acontece na Estação da Cultura, dia (07), às 20h. Em seguida, será a vez de Garanhuns, no dia (08), às 20h, no teatro do CPC Sesc Garanhuns. Entre os artistas convidados, o percussionista Rafael Inácio; e o acordeonista Zezinho do Acordeon.  

Sobre Nino Alves -  

Ele é percussionista, compositor e poeta. Sua trajetória na música iniciou ainda na infância, a partir dos 8 anos de idade. No universo musical, se destaca pela inovação de pensar e criar experimentações sonoras em objetos/instrumentos inusitados e inesperados. Sua estreia oficial como percussionista teve início em 2002. À época, morava na cidade de Garanhuns. Foi lá que ingressou na banda Muendas. Ao lado do grupo, o artista fez uma imersão nos ritmos regionais, com ênfase nos pernambucanos. Em vinte anos de trajetória artística, coleciona importantes feitos dentro da música, com participação em festivais, mostras e espetáculos no brasil e no exterior, a exemplo da turnê Música Rural, na Europa. E, recentemente ficou entre os 5 finalistas do DMX New Talent, concurso destinado a dar visibilidade a instrumentistas de todo o Brasil, onde foi contemplado com o primeiro lugar por voto popular.

Ficha Técnica

Coordenação Geral e Artista – Nino Alves

Produção Geral – Cabocla Produção

Produção Executiva – Amata Produção

Assessoria de Imprensa – Salatiel Cícero

Mídias Sociais – Lucas Diz e Juliana Queiroga

Figurino – Ana Paula Melo

Músicos – Efraim Rocha, Betinho Lima, Lucas Romeiro

Apoios – Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, Festival Panela Jazz, Estação da Cultura de Arcoverde

Serviço


O quê: Espetáculo ‘Nino Alves-ExperimentaSons’ têm apresentação gratuita no Recife 


Quando: Sábado, 10 de Setembro


Onde: Bairro do Poço da Panela


Horário: 16h


Classificação: livre


Instagram: @ninovalvesperc

Postar um comentário

0 Comentários