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Dia dos Pais: 8 em cada 10 brasileiros pesquisam preços


As compras para o Dia dos Pais têm agitado o varejo no País. Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o Dia dos Pais de 2022, comemorado no próximo domingo, 14 de agosto, promete levar mais de 100 milhões de pessoas às compras e deve movimentar mais de R$24 bilhões no comércio brasileiro.

Já a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta um faturamento de R$6,4 bilhões nas compras online para o Dia dos Pais 2022. Um crescimento de 2,9% comparado a 2021, considerando os 14 dias que antecedem a ocasião. Ainda segundo a entidade, o total de pedidos neste período deve ultrapassar a marca dos R$14,2 milhões.

Mesmo diante de números promissores, a pesquisa da CNDL aponta que o consumidor está cauteloso em relação aos gastos: oito em cada dez brasileiros (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras, utilizando principalmente os sites e aplicativos (73%), lojas de shopping (53%), as redes sociais (41%) e lojas de rua (38%).

De acordo com estudo “Tendências e Insights para o Dia dos Pais” realizado pela Macfor, agência full service de marketing digital, as buscas na internet relacionadas à data começam entre um mês e 15 dias antes, e, se intensificam nos últimos 6 dias que antecedem a ocasião, tendo um pico às vésperas da comemoração

Ainda segundo a agência, 68% das pesquisas online são feitas por mulheres e 38% por homens. Tais buscas são lideradas por mulheres dos 18 aos 34 anos e entre os homens predomina a faixa etária dos 25 aos 34 anos.

Ao invés de meias, caneca e cerveja

Durante o período que antecede a data comemorativa, as mensagens inspiracionais para os pais predominam nas buscas entre os 100 principais termos relacionados ao “Dia dos Pais”. Diferente do Dia das Mães, por exemplo, destacam-se também buscas relacionadas ao universo escolar, como lembranças e cartão.

A data também é marcada pelas buscas relacionadas a presentes e lembranças ao estilo faça você mesmo, também conhecido como DIY (sigla que em inglês significa Do it Yourself), desde termos como presentes fáceis até ideias para educação infantil. Em 2021, o termo tênis foi bastante procurado, tendo pico de interesse na própria data.

Thiago Pereirahead of innovation & business development da Macfor, explica que esse pico pode representar um alto volume de pesquisas feitas dentro das lojas físicas, durante as compras presenciais, “algo vinculado à consulta de preços para talvez servir de barganha para descontos ou mesmo como base comparativa de custo benefício”, diz.

A expressão “lembrança” também é um termo em alta nas buscas e, ao contrário do que a maioria pensa, não são meias os itens mais procurado no período. O destaque fica para as  canecas e as cervejas, de acordo com o estudo da Macfor.

Expectativa versus realidade

Enquanto os consumidores procuram mais por presentes inspiracionais e simbólicos para o Dia dos Pais, os termos relacionados a “pais” que mais figuram entre os anunciantes no período estão associados a eletrônicos.

Pereira explica que, para o Dia dos Pais, o maior atrativo usado nesses anúncios são as promoções. Ele esclarece que nesta época o grande interesse das empresas é trabalhar o branding (a marca), já que os anúncios sobre a data em si também se destacam entre os consumidores por causa do apelo emocional.

“Como as pessoas buscam por presentes baratos próximo à data, uma forma de as empresas atraírem a atenção desses consumidores é intensificar o anúncio de promoções agressivas nas duas semanas que antecedem a ocasião, além, é claro, de usarem o termo “pai” no copy e/ou na arte desses anúncios”, ensina o especialista.

Do online para o físico e vice-versa

“O consumidor criou o hábito de pesquisar preços na internet e isso não tem volta”, comenta Pereira. Por isso, ele ainda acrescenta que além do e-commerce, o ambiente digital pode ser muito efetivo para o aumento das vendas nas lojas físicas durante o Dia dos Pais 2022, “desde que as marcas compreendam efetivamente qual o interesse do seu público-alvo e lhes entreguem com mais precisão aquilo que procuram”, pontua. 

“As estratégias de marketing digital são ferramentas preciosas para conectar benefícios específicos aos consumidores, além de ajudá-los em sua intenção de compra e a determinar a escolha por um produto, serviço ou marca”, diz o especialista. 

Segundo Pereira, os anunciantes que souberem usar a mídia digital de maneira correta, conseguirão apresentar a mensagem certa, no momento adequado para os usuários. “E, com recursos avançados, as marcas poderão direcionar campanhas automatizadas para auxiliar os consumidores em suas decisões de compra no período”, conclui.

A pesquisa da agência analisou as variações de termos com maiores volumes de buscas feitas em relação à data, entre os anos de 2019 e 2022, e contempla dados públicos coletados exclusivamente pela API Macfor. 

Mais informações e para acessar o estudo completo, clique aqui.

Sobre a Macfor

Criada em 2016, a Macfor é uma agência full service de marketing digital que ajuda grandes empresas, no Brasil e na Europa, a organizar, coletar e entender dados digitais para tomarem decisões melhores, acelerando o crescimento de suas marcas por meio de growth hacking. Para cada dor, squads dedicados criam soluções inovadoras e eficazes sob medida. Com uma combinação de serviços de matemática, comunicação e marketing, a Macfor viabiliza estratégias que vão desde mídia digital, tecnologia, inbound marketing, business inteligence até SEO. Precursora do Matemarketing aplicado no País, seu time de estatísticos, engenheiros e matemáticos utiliza tecnologia aliada à ciência de dados para orientar a equipe de publicidade e comunicação, a fim de alcançar resultados exponenciais em awareness, tráfego, leads, relacionamento, vendas e conversões para marcas como: Syngenta, Bunge, Cargill, UOL, Supermercados Dalben, Farmadelivery, Movile, Digio, Magnetis, Grupo OR e outras. Seus cases e resultados falam por si.

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