Header Ads Widget

Startup que oferece cowork de consultórios surgiu para ajudar mulheres a se consolidar na carreira

 

Idealizada pelo médico Fábio Soccol ao observar desafios das colegas, este modelo de negócio é uma rede de apoio que auxilia médicas a se consolidar na profissão

Livance, solução inovadora para os profissionais de saúde, que integra design e tecnologia como DNA da marca e oferece infraestrutura multidisciplinar completa para quem almeja ter um consultório próprio, celebra o mês da mulher. A startup, que contou com aporte equivalente a R$50 milhões, nasceu com o objetivo de ser uma facilitadora, principalmente na carreira de médicas que precisam conciliar a vida, a carreira e os estudos. A empresa conta com 12 unidades em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, é uma grande rede de apoio que impulsiona profissionais de saúde. 

Cerca de 60% dos assinantes da Livance são mulheres. “O público feminino foi a maior inspiração para que eu pudesse pensar em como desenvolver um negócio que ajudasse as médicas. Isso aconteceu após observar a jornada das minhas residentes que, em certo momento da vida, ficavam divididas em seguir na carreira, investir no próprio consultório para começar a monetizar, e dedicar tempo para construir uma carteira de pacientes. Ao mesmo tempo essas mesmas mulheres precisavam conciliar vida pessoal, maternidade e outras prioridades”, lembra Fábio Soccol, COO da Livance.

Na Livance os custos são variáveis, para mais de 40 especialidades. Médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas contratam um serviço de assinatura, que inclui uma linha telefônica particular com secretária, presença digital em um site com domínio próprio, onde é possível fazer o agendamento online, cartão de visita personalizado, além de uma área de convivência e da comodidade de não precisar se preocupar com o custo operacional, como energia e wi-fi, por exemplo.

Para a nutricionista Amanda Costa, a possibilidade que encontrou na Livance fez toda diferença em sua carreira, já que desde cedo, ela enfrentou muitos desafios e teve que assumir integralmente a responsabilidade financeira da sua família. “Encontrei a Livance em um momento muito delicado, no primeiro ano da pandemia. Naquele momento, além de enfrentar os desafios de inovar o formato de atendimento e manter minhas responsabilidades financeiras nesse contexto, eu buscava um local apropriado para receber meus pacientes, pois o consultório que eu sub-locava antes da pandemia, tinha fechado”, conta.

“A Livance me ofereceu não só um ambiente moderno e acolhedor, mas um espaço muito agradável para me conectar com outros profissionais e ampliar ainda mais a minha rede de comunicação multidisciplinar. Lá a minha rede de contatos e a minha carteira de clientes aumentou consideravelmente. Além disso, a Livance me isentou de uma série de condições que poderiam ser de minha responsabilidade numa situação de consultório próprio: desde pensar e providenciar a higienização da sala e dos ambientes, até a oferta de água e café na sala de espera”, completa a nutricionista.

Outra história inspiradora é a da psicóloga Elaine de Oliveira Boneto, mãe de dois filhos autistas, que dedicou muito tempo e estudo para entender a deficiência quando se deparou com esta situação. Ao longo de oito anos, ela segue se especializando, primeiro para trazer alternativas para dentro de casa e também para beneficiar os seus pacientes, com práticas baseadas em evidências científicas. Além disso, Elaine tem um projeto de diversão inclusiva que divulga no instagram (@diversaoeinclusaokids). 

“A Livance me trouxe um espaço confortável, acessível e sensorial. Nas unidades que eu atendo existem áreas para crianças com painel, blocos de encaixe e balanço que ajudam a regular os pacientes antes das consultas. Fora a praticidade de marcar e desmarcar de forma eletrônica, conforme meu tempo e necessidade, de forma fácil, já que para lidar com o autismo não dá pra ter uma previsibilidade de como as coisas irão acontecer”, esclarece a especialista.

“Na Livance o profissional tem à disposição toda a nossa estrutura, onde é possível viver a experiência do próprio consultório com baixo custo, sem burocracia e com o conceito de mobilidade e tecnologia”, explica Claudio Mifano, CEO da startup conhecida como “consultórios inteligentes”, Isso porque o uso do consultório é otimizado conforme a necessidade do profissional, e é pago de acordo com o tempo de cada consulta. 

“Um grande exemplo quando falamos em rede de apoio é a mensalidade maternidade. Nesse período em que a mulher está mais dedicada ao bebê, damos às profissionais, a possibilidade de diminuir ainda mais o custo do seu consultório.  Ao todo, 58 mulheres fizeram uso dessa modalidade. Uma preocupação a menos na vida delas, uma vez que a profissional liberal quando pára ou reduz a sua demanda de trabalho, tem a remuneração menor também. Logo, não ter custos fixos é fundamental ”, reforça Mifano.

A Livance começa 2022 com doze unidades em operação. São nove endereços na capital paulista, um em Campinas, um em Alphaville, e a recém inaugurada unidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. “Sair do estado de São Paulo traz ainda mais mobilidade para os profissionais que poderão atender em outros estados, uma vez que 82% dos médicos atendem em mais de dois endereços. A meta é dobrar o tamanho da empresa, como foi feito nos dois últimos anos”, finaliza o CEO da companhia.

Livance 

Livance é uma solução inovadora para os profissionais de saúde que oferece infraestrutura completa e espaços compartilhados no modelo cowork para quem quer ter um consultório próprio, sem custos fixos de manutenção. Com quatro anos de existência, a empresa está com doze unidades em operação, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Para saber mais acesse: www.livance.com.br

Postar um comentário

0 Comentários