Header Ads Widget

Não desperdiçar água e energia é a principal ação sustentável adotada pelos pernambucanos, aponta pesquisa da TIM



Desligar eletrônicos após o uso e evitar o desperdício de água e luz são as principais medidas adotadas pelos brasileiros para diminuir o impacto humano ao meio ambiente. A constatação é de um levantamento feito pela operadora TIM em todo o país em fevereiro por meio de sua plataforma de pesquisas TIM Ads, que recompensa clientes com bônus. Entre os mais de 1.500 pernambucanos que participaram do levantamento, 28% afirmaram que mantêm a atenção redobrada nas luzes e torneiras. Outra medida em relação à energia foi o desligamento de aparelhos eletrônicos quando não utilizados, mencionada por 26% dos participantes.

Os entrevistados apontaram ainda outras medidas sustentáveis praticadas no dia a dia, como a vigília para que alimentos não acabem na lixeira (28%), o uso de bicicletas e a adoção de medidas como a carona solidária (18%), a substituição do papel pelos meios eletrônicos (15%) e o consumo de produtos orgânicos (11%). O lixo, um dos maiores vilões do meio ambiente, com mais de 30 milhões de toneladas descartadas inadequadamente em lixões e aterros todo ano no Brasil, segundo a Abrelpe, é uma preocupação de apenas 16% dos entrevistados, que declararam separar resíduos orgânicos do lixo seco.

O levantamento indica ainda que a conscientização quanto à importância das medidas vem menos das instituições formais e mais dos relacionamentos interpessoais. Enquanto 21% dos entrevistados contaram que o incentivo para práticas sustentáveis veio da família e dos amigos, 16% disseram que o impulso partiu de informações trazidas pelas escolas e universidades. As redes sociais contribuíram como incentivo para 13% dos ouvidos na pesquisa, o noticiário para 12% e o trabalho para apenas 11%.

Essa baixa participação das empresas no tema se reflete também em outro recorte da pesquisa. Quando perguntados se o local onde trabalham pratica a sustentabilidade, menos da metade dos clientes (41%) disse que sim e 21% destacaram que apenas com medidas muito tímidas. Outros, 24% apontaram a inexistência de políticas de sustentabilidade nos lugares onde trabalham e 9% confessaram que, além de não praticar, o empregador não valoriza sugestões sobre o tema. Para as empresas, os entrevistados deixam um alerta: quem não é sustentável não merece fidelidade: 70% dos clientes ouvidos afirmaram que deixariam de usar um produto de uma empresa se ela não demonstrar cuidado com o meio ambiente.  

Postar um comentário

0 Comentários