Header Ads Widget

Digital Twins e Metaverso apontam caminhos da inovação em construção civil



Construir cidades de acordo com o comportamento das pessoas, criar projetos e fazer a gestão em cenários digitais que espelham a realidade e possibilitam maior eficiência antes do início das obras, são apenas alguns dos exemplos que apontam a digitalização como o futuro da construção civil e que a entrada do setor na Indústria 4.0 é questão de tempo. Isso foi o que os visitantes conferiram na programação de tecnologia que é um dos destaques da FEICON, principal evento do setor de construção civil da América Latina, que acontece até o dia 1º de abril, no São Paulo Expo.   

“O desenvolvimento e aplicação da tecnologia é fundamental para resolver dois problemas da construção no País, a produtividade e o déficit habitacional. O Building Information Modelling (BIM), por exemplo, representa o início de uma transformação digital que tende a trazer melhora de 50% na produção e tem as informações como protagonistas. São elas que alimentam o Digital Twins (Gêmeos Digitais) e o Metaverso”, afirmou Micheli Mohr, engenheira civil da Altoqi, empresa de tecnologia aplicada à engenharia, uma das palestrantes do painel promovido pela Inovatech, que teve como tema as duas ferramentas.

Como exemplo, a especialista apresentou o projeto de uma escola construída em Santa Catarina, na metade do tempo estimado, com o uso da réplica virtual, que forneceu as informações e perspectivas do projeto e possibilitou maior eficiência no canteiro de obra, reforçando as vantagens da aplicação do Digital Twins.  

Para falar sobre as possibilidades digitais que estão revolucionando o setor, a engenheira dividiu o palco com o especialista em Metaverso, Marcelo Rodino, CEO e cofundador da Flex Interativa, desenvolvedora de experiências digitais com realidades aumentada, virtual e mista. Ele destacou a influência, as transformações e as vantagens da aplicação tanto na construção civil, quanto em outros segmentos e o interesse do mercado. “Entre os dias 23 e 28 de novembro, foram movimentados U$ 85 milhões em vendas únicas de terrenos virtuais”, ressaltou.

O profissional apresentou também o uso na área da saúde e de educação para mostrar a versatilidade da tecnologia. “É possível fazer com as crianças interajam com o conteúdo, aumentando o poder da absorção e, além disso, obviamente, salvando vidas também. Já tivemos operações de sucesso”, acrescentou.  

Na área de construção e no mercado imobiliário, a aplicação da tecnologia vai além da comercialização de espaços, segundo o profissional. “Engenheiros e arquitetos podem construir seus projetos, interagirem juntos com os clientes no ambiente virtual e fazer os ajustes necessários. São potenciais que nós especialistas enxergamos no metaverso. Tem diversas possibilidades”, explicou Rodino.

Para Mohr, a transformação que as tecnologias têm proporcionado ao setor de construção civil é um movimento sem volta. “Quando a gente fala das cidades projetadas em gêmeos digitais, por exemplo, vemos que será possível planejar as áreas urbanas com informações vindas das pessoas, então teremos maior assertividade na construção do espaço, podendo melhorar trânsito, determinar a quantidade de ambiente construído em dada região, projetar a parte de recriação, de convivência, enfim será possível promover melhorias na confecção destes espaços”, destacou a engenheira.

Outras palestras que abordaram a tecnologia como tema no primeiro dia do evento foram: “A confiança como elemento chave na transformação digital”, “Digitalização em novos negócios” e “Como vender mais com canais digitais: Uma oportunidade de aumentar as vendas”.

Além de tecnologia, o evento conta com uma grade de conteúdos que voltados para varejo, produtos, sistemas construtivos, vendas, consumidor, canteiro de obra e soluções para o mercado, trazendo um panorama completo para todos os elos da cadeia construtiva.

Mais informações sobre o evento, acesso a programação completa e credenciamento estão disponíveis no site https://www.feicon.com.br/.
 

Serviço:

FEICON - 26ª EDIÇÃO

Data: 29 de Março a 1º de Abril de 2022
Horário: Terça a Sexta, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda

Sobre a FEICON

Com 26 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Para mais informações acesse: https://www.feicon.com.br .

Sobre a RX

A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. www.rxglobal.com

Postar um comentário

0 Comentários