Header Ads Widget

Ano letivo de 2022: Prefeitura de Limoeiro detalha plano de retomada das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino



Em Limoeiro, o início do ano letivo será com aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino. O retorno acontecerá de forma gradual, durante três semanas consecutivas. No dia 7 de fevereiro, as atividades presenciais começarão para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º), além da 3ª e da 4ª fases da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já no dia 14, o retorno das aulas presenciais será para os estudantes do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º ao 5º) e da 1ª e da 2ª fases da EJA. Por fim, no dia 21 de fevereiro, ocorrerá o retorno dos alunos das creches e do Ensino Infantil.

O cronograma foi definido na tarde desta segunda-feira (31), após reunião dos integrantes das secretarias municipais de Educação e Esportes e de Saúde, do Conselho Municipal de Educação, do Comitê de Gestão de Crise da Covid-19, da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, do Sindicato dos Professores e Professoras do Município de Limoeiro (SINPROLI) e do Conselho Tutelar. De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo, o encontrou analisou o quadro epidemiológico e a possibilidade do retorno presencial de forma segura.

“Tivemos uma discussão muito interessante e bastante aprofundada. Toda a discussão foi feita e, ao final da reunião, chegamos ao consenso, considerando os aspectos pedagógicos, sanitários, epidemiológicos e médicos, que devem efetivamente ser levados em consideração neste momento”, destacou Fernando. Para a garantia do retorno seguro, o secretário ressaltou que o coletivo analisou os números de casos e o percentual de vacinados na faixa etária dos estudantes. Os indicadores médicos e epidemiológicos também foram apresentados na reunião.

“Temos uma informação importante: também iniciaremos dentro das escolas um processo de vacinação na faixa etária dos Anos Finais daqueles que ainda não estiverem vacinados”, revelou Fernando Melo. “Além de todos os cuidados que já tivemos desde o ano passado, com disponibilidade do álcool, distanciamento, máscara, orientações sobre higienização, teremos a vacina (contra Covid-19) dentro das escolas para aqueles jovens de 11 a 14 anos que ainda não foram vacinados”, reforçou. Apesar do retorno presencial gradual, os quadros da pandemia serão acompanhados e analisados constantemente numa parceria entre Educação e Saúde.

“Todos as representações que estiveram reunidas na manhã desta segunda-feira encaminharam dessa forma. Não houve divergência. Foram quase três horas de reunião e, ao final, tivemos o consenso”, comemorou o secretário. Ele informou que as equipes de coordenadores e gestores da Educação estão disponíveis para orientações e esclarecimentos na sede da Secretaria e nas escolas municipais. “Confiamos que esse encaminhamento, essa orientação e essa discussão da nossa Secretaria de Saúde vão fazer com que o nosso retorno seja tranquilo, e a gente possa minimizar qualquer perda em termos de prejuízos pedagógicos para nossas crianças e adolescentes”, finalizou.

Confira o cronograma completo:

Foto: Wilker Mattos/Arquivo/Prefeitura de Limoeiro

Via PML

Postar um comentário

0 Comentários