Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Advogados com pouca experiência no mercado terão oficinas na Semana de Prática Jurídica



Realizada pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB-PE, a Semana de Prática Jurídica acontece de 14 a 17.02 


Muitos profissionais que estão iniciando suas carreiras sofreram com a pandemia do coronavírus, com o distanciamento social. Uma das categorias bastante afetadas foi a advocacia. Advogadas e advogados recém formados ou com pouca experiência prática no mercado viram reduzidas as suas possibilidades de aprendizado nos fóruns ou com outros colegas nos escritórios de advocacia. É para esses novos profissionais que a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco, da OAB-PE, realiza a Semana de Prática Jurídica, que começa nesta segunda 14 e vai até quinta, 17 de fevereiro


Serão quatro oficinas presenciais, nas áreas de direito trabalhista, direito tributário, direito cível (família e saúde) e direito penal, cada uma com carga horária de 4 horas/aula. As aulas acontecerão na sede da ESA-PE, que fica no edifício sede da OAB Pernambuco (rua Imperador Dom Pedro II, nº 346, 3º andar, Santo Antônio, Recife).


As inscrições custam R$ 30,00 (trinta reais), que serão restituídos aos inscritos em forma de cashback: o valor poderá ser utilizado para inscrições em outros eventos da ESA-PE. O mecanismo foi criado para evitar que o aluno se inscreva e não compareça, impedindo que outros interessados possam ter acesso às oficinas. 


“De maneira geral, a advocacia foi bastante afetada nesse período de pandemia, como outros profissionais liberais, mas esse quadro foi ainda pior para a jovem advocacia, aquela advogada e advogado que acabou de sair da faculdade e que estava com todo gás para começar a circular nos fóruns, mas foram impedidos pelo isolamento social. Esses colegas perderam aí pelo menos um ano e meio de oportunidade de prática e troca de ideias presencialmente, que ainda é muito importante nessa fase”, aponta o diretor-geral da ESA-PE, o advogado Leonardo Moreira.


Programação

 

Dia 14/02, 18h 

- Aspectos práticos da Advocacia Trabalhista: O Essencial para o Jovem Advogado, com Luann Matheus (advogado, coordenador do Curso de Direito da Uninassau Recife, professor do ATF Cursos Jurídicos). Conteúdo: Captação de clientes, cobrança de honorários, reclamante/reclamada, tipos de ação/nichos, audiência trabalhista, recursos e sustentação oral.


Dia: 15/02, 18h 

- Iniciando na Advocacia Tributária: Os Primeiros Passos, com Filipe Araújo da Paz (advogado e professor de Direito Tributário em curso preparatório para OAB,  especialista em Direito Tributário pelo IBET e membro da Associação Brasileira de Direito Tributário - ABRADT). Conteúdo: O começo da advocacia através de parcerias, áreas de atuação dentro do direito tributário, desafios do início da carreira, atuação além das empresas e atuação prática com análise de um auto de infração e impugnação administrativa.


Dia: 16/02, 18h 

- Prática em Alimentos e Advocacia em Direito da Saúde: Oportunidades e Novos Desafios, com Pablo Medeiros (advogado, mestre em Direito pela UNICAP,  pós-graduado em Direito Processual pela PUC-MG, professor universitário, membro do IAP, coordenador do Saber Jurídico Cursos). Conteúdo: os alimentos e seu regramento, petição inicial, contestação e execução de alimentos.

- Prática em alimentos e Advocacia em Direito da saúde: oportunidades e novos desafios, com Ana Catarina Lemos (advogada, professora, graduada com honras pela UNICAP, pós-graduada em Direito Médico e Bioética).  Conteúdo: alterações na ANS que ocorreram nos últimos anos, novas modalidades de atendimento e telemedicina.


Dia 17/02, 18h 

Audiência Criminal na Prática, com Victor Pontes e Julia Poletine. Victor Pontes é advogado criminalista, professor de Direito Processual Penal, membro da Comissão de Direito e Assistência às Prerrogativas e Comissão de Direito Penal da OAB/PE, coordenador adjunto do Laboratório de Ciências Criminais do IBCCRIM. Julia Poletine é advogada e professora universitária da UNINASSAU e especialista em Direito da Mulher. Conteúdo: aspectos práticos da audiência penal, como orientar o cliente antes da audiência, como preparar o cliente para um interrogatório, como preparar as perguntas das testemunhas e do acusado, procedimentos que precedem a audiência de instrução.


Serviço

O quê: Semana de Prática Jurídica - quatro oficinas presenciais, nas áreas de direito trabalhista, direito tributário, direito cível (família e saúde) e direito penal

Quanto: 14 a 17 de janeiro de 2022

Horário: 18h às 22h 

Local: Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB-PE - Rua Imperador Dom Pedro II, nº 346, 3º andar Santo Antônio, Recife

Inscrições: www.esape.com.br

Postar um comentário

0 Comentários