Header Ads Widget

Schaeffler OPTIME chega ao Brasil para um monitoramento de condição com uma economia de custos de até 50%



A Schaeffler anuncia o lançamento no País do OPTIME, solução abrangente e automatizada para monitoramento de condição, termo utilizado para qualquer sistema de medição de qualquer parâmetro, que possibilita analisar a condição operacional de uma máquina. Aliado a uma proposta de excelente custo-benefício para o time de manutenção e operadores de instalação das indústrias, o Schaeffler OPTIME é uma solução fácil de usar, projetada especificamente para um amplo monitoramento de condição de todos os equipamentos de baixa e média criticidade.

“Por motivos de custos, o monitoramento de condição contínuo é normalmente utilizado apenas para máquinas que são diretamente críticas para o processo de produção na indústria. Com isso, não é incomum que até 95% de todos os ativos não sejam totalmente monitorados ou monitorados apenas periodicamente por meio de medições manuais. E o OPTIME chega para transformar esse cenário”, destaca Antônio Campos, Engenheiro Técnico Industrial Distribuição da Schaeffler Brasil.

Análise de dados automatizada com base na experiência da Schaeffler

Facilmente escalável, o sistema é composto de sensores de vibração sem fio, alimentados por bateria; um gateway e um aplicativo para visualizar os dados de análise resultantes. Dados esses que são capturados pelos sensores e avaliados por algoritmos especialmente desenvolvidos para essa solução e que se apoiam na expertise técnica da Schaeffler de armazenagem que vem sendo aperfeiçoada ao longo de muitas décadas, além da experiência da companhia em monitoramento de condição, adquirida no curso de muitos anos de suas operações de manutenção de rolamento.

Destaque também que o OPTIME fornece um aviso prévio, com semanas de antecedência, sobre danos aos componentes das máquinas, tais como motores elétricos, ventiladores e bombas. Além disso, a solução sinaliza previamente desequilíbrios, desalinhamentos e choques. O aplicativo ainda apresenta tendências na forma de gráfico e mostra a gravidade de incidentes, utilizando cores de semáforo; estados de alarme e outras informações. “Os ativos industriais podem ser agrupados de acordo com as exigências dos usuários, e sua condição pode ser apresentada em uma gama de visualizações, por meio de grupos específicos. Com o OPTIME, as equipes de manutenção interna e fornecedores externos recebem recomendações específicas sobre as etapas de conserto necessárias, de modo que possam planejar rapidamente seu trabalho, as exigências de mão-de-obra necessárias, e aquisição de peças de maneira oportuna e com um custo eficiente”, comenta Fernando Bataglin, Gerente de Vendas Industrial Distribuição da Schaeffler Brasil.

Operação inicial rápida e fácil

O OPTIME pode ser instalado e a operação inicial executada sem qualquer experiência prévia com monitoramento de condição, sendo que centenas de pontos de medição podem facilmente ser estabelecidos no intervalo de um único dia. Os sensores de vibração estão conectados aos ativos monitorados por meio de parafusos ou adesivos, e são ativados por aplicativo, que se conecta a eles pela tecnologia de aproximação, a chamada NFC (Near Field Communication). Todos os sensores instalados se comunicam de forma autônoma uns com os outros e com o gateway, formando, assim, uma rede de malha (mesh network) dedicada, que está entre as mais confiáveis e eficientes em termos de IoT em uso na indústria atualmente. Através do gateway, os sensores na rede de malha transmitem dados de KPI e dados de vibração e temperatura da máquina ao Hub de IoT da Schaeffler. “A partir desse momento, o Hub analisa os dados e os resultados são exibidos no aplicativo, que dá suporte a uma gama muito abrangente de dispositivos normalmente utilizados por equipes de manutenção e operadores de fábrica. De maneira alternativa, os resultados da análise podem também ficar disponíveis para a integração no ambiente próprio de TI do cliente através de um API REST.

Custo reduzido em até 50%

A economia proporcionada pelo OPTIME é de até 50%, quando comparada com as medições offline mensais feitas utilizando dispositivos manuais. A nova solução da Schaeffler também permite um monitoramento de melhor qualidade em relação à maior parte dos sistemas online e wireless CMS graças à sua avaliação complexa, baseada em algoritmo. Além disso, o OPTIME pode ser utilizado para vários ativos cujo monitoramento de condição não estava anteriormente viável de maneira comercial, o que torna o produto a primeira solução capaz de fornecer uma visão geral do estado das máquinas que é realmente abrangente e compreende todos os subsistemas e ativos auxiliares. “Isso é importante, pois o monitoramento de condição automatizado de todos os ativos é fundamental para uma prevenção confiável de possíveis desligamentos não programados de equipamento e da planta industrial”, finaliza Fernando Bataglin, Gerente de Vendas Industrial Distribuição da Schaeffler Brasil.

Grupo Schaeffler – We pioneer motion

Como fornecedor líder global dos setores automotivo e industrial, o Grupo Schaeffler tem impulsionado invenções e desenvolvimentos revolucionários nas áreas de movimento e mobilidade por mais de 70 anos. Com tecnologias, produtos e serviços inovadores para acionamentos com eficiência de CO₂, mobilidade elétrica, Indústria 4.0, digitalização e energias renováveis, a empresa é um parceiro confiável para tornar o movimento e a mobilidade mais eficientes, inteligentes e sustentáveis. A empresa de tecnologia fabrica componentes e sistemas de alta precisão para aplicações de trem de força e chassis, bem como soluções de rolamentos e deslizantes para um grande número de aplicações industriais. O Grupo Schaeffler gerou vendas de aproximadamente EUR 14,4 bilhões em 2019. Com cerca de 84.200 funcionários, a Schaeffler é uma das maiores empresas familiares do mundo. Com quase 2.400 pedidos de patentes em 2019, a Schaeffler é a segunda empresa mais inovadora da Alemanha, de acordo com o DPMA (Escritório Alemão de Patentes e Marcas).

Postar um comentário

0 Comentários