Header Ads Widget

Estresse e ansiedade são as principais causas do bruxismo



A doença atinge 30% da população brasileira e, se não tratada, pode causar sérios danos à saúde

Dores articulares, dores ao abrir e fechar a boca, sensibilidade e desgastes nos dentes são sintomas característicos do bruxismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença atinge 40% dos brasileiros e 30% da população mundial. Se não tratada, a doença pode causar sérios danos à saúde oral. Os casos de estresse, má qualidade do sono e ansiedade cresceram durante a pandemia da Covid-19, levando algumas pessoas a desencadearem o bruxismo. Mas afinal o que é essa doença? 

O bruxismo é um problema que ocorre de forma inconsciente, geralmente durante o sono, mas também pode se manifestar fora dele. No início o problema é imperceptível mas com o tempo, vai se agravando e causando problemas à saúde oral e física dos pacientes. “O bruxismo é um hábito parafuncional, ou seja, é involuntário e não é normal. É uma doença presente na rotina de algumas pessoas, sendo caracterizada pelo ato de apertar ou ranger os dentes de forma incontrolável.”, explica a dentista Camila Moura, da Due Clinic.. 

A doença se apresenta através de sintomas simples como dores de cabeça, com isso, o paciente pode ter dificuldade de identificar o problema, agravando a doença. “Entre alguns sinais que podem aparecer associados à doença estão as dores nas articulações, dores ao abrir e fechar a boca, dentes desgastados sensibilidade e amolecimento dos dentes e dores de cabeça ao acordar, sendo esse sintoma muito evidente porque mostra que o paciente passou a noite fazendo trabalhos involuntários com a musculatura da face”, completa a especialista. 
 
As principais causas do bruxismo são o estresse e a ansiedade, mas o problema também pode estar relacionado a fatores genéticos e ao alinhamento anormal dos dentes. Em casos mais graves, além dos desconfortos físicos, a doença pode causar sérios desgastes nos dentes, levando à quebra da raiz. É muito importante realizar consultas regulares ao dentista, o bruxismo tem cura e pode ser facilmente diagnosticado e tratado por um profissional especializado.

*Na foto: Camila Moura

Postar um comentário

0 Comentários