Header Ads Widget

A importância da mentalidade de estagiário para uma carreira de sucesso

mat


O ciclo da vida profissional mudou muito nos últimos anos, sendo que atualmente boa parte dos jovens que estão começando uma carreira nem sempre buscam apenas um bom salário e uma posição privilegiada numa empresa. Na verdade, a ambição desses colaboradores também pode estar relacionada ao propósito de realizar grandes feitos e à vontade de impactar positivamente o negócio e a sociedade.

Uma das principais características dos profissionais atualmente é justamente o desejo por desenvolvimento que vai além da própria carreira. Enquanto muitas pessoas possuem medos e receios sobre realizar novas atividades e incrementar as capacitações, aqueles que mantêm a mentalidade de aprendizado eterno (lifelong learning) acabam conseguindo descobrir novas maneiras de evoluir e, consequentemente, ganhar destaque.

Uma boa forma de descrever essa mentalidade é considerar a rapidez no aprendizado de crianças e estagiários, uma vez que quanto mais você tiver desconhecimento para algo, porém, um grande interesse em conhecer, mais rápido você aprende. Ambos conseguem se adaptar e aprender de forma intensa. Uma reflexão importante desse cenário é que a “mentalidade de estagiário” deve ser levada ao longo de toda a vida profissional, visando evolução constante.

Um grande erro é pensar que existe prazo de validade para executar algo novo, porém pessoas de todas as idades podem continuar se desenvolvendo e até mesmo mudar de carreira quando bem entender. Normalmente esse pensamento está atrelado ao medo paralisante de estar fora da zona de conforto e é nesse cenário que a adaptação se faz fundamental. Atualmente não importa mais o quanto uma pessoa sabe e sim o tamanho da sua disposição para aprender o que ainda não sabe.

Outra característica presente nas crianças e que pode ser positiva no mundo corporativo é a audácia. Existem muitos casos de colaboradores audaciosos que acabaram criando excelentes interações e produtos por conta desse traço, gerando ainda mais valor para as empresas. As mentes curiosas e a aversão ao erro são características essenciais para crescer na carreira.

Novamente, o medo e o conforto acabam sendo empecilhos para esse tipo de atributo. No entanto, outro fator que pode impactar todo o desenvolvimento profissional é a comparação com outras pessoas, que muitas vezes estão vivendo jornadas diferentes. Cada pessoa possui o seu próprio tempo para crescimento. Vale ressaltar que o desenvolvimento de cada indivíduo é da sua própria responsabilidade, por isso, é preciso investir em cursos, palestras e toda forma de conteúdo que possa ajudar nesse processo.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br .

Postar um comentário

0 Comentários