Header Ads Widget

Tecnologia: empresas se instalam em universidade para recrutar estagiários



Imagina só: você começa um curso superior e já no primeiro ano de estudos consegue o seu primeiro estágio na área. E o melhor, essa oportunidade surge em uma potente empresa com atuação nacional que também está dentro da sua própria universidade. Em uma proposta inédita no interior brasileiro, a Faculdade de Informática de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista (Fipp/Unoeste), em parceria com empresas que atuam na área de tecnologia, lança o projeto Talentos. O objetivo é recrutar estudantes dos termos iniciais para que eles possam levar inovações tecnológicas para dentro das organizações. E a razão para essa iniciativa é simples: a procura por profissionais da informática não para de crescer, sendo que estudantes dos últimos termos já são imediatamente absorvidos pelo mercado.

Para se ter ideia, durante o lançamento do projeto na noite dessa quinta-feira (4), no Teatro César Cava, campus 1 da universidade, Emerson Silas Dória, coordenador de cursos da Fipp, ressaltou que já é comum na rotina dos professores receber contatos de empresas solicitando indicações de alunos e egressos para vagas de estágios e até mesmo efetivas. “Recentemente recebemos uma dessas ligações e não conseguimos nenhum currículo, pois todos os estudantes dos termos solicitados já estavam no mercado. Eu também fui numa sala do 2º termo e perguntei quem já estava trabalhando na área; nove alunos levantaram a mão. Então não é mais novidade para ninguém que realmente aumentou a procura por profissionais desta área”, disse.

Diante deste cenário e em conversa com empresários do setor, surgiu a visão: não deixar para recrutar talentos que estão concluindo o curso, pois estes já estão garantidos no mercado. Então, por que não escolher aqueles que estão começando na graduação? Assim, na proposta de descobrir talentos e aptidões diferenciadas, já instalaram suas salas na Fipp as empresas Security, VCom e Vericode. Durante o lançamento do projeto, com a presença de representantes das parceiras, professores e estudantes, cada empresa apresentou qual é a sua atuação a nível nacional e o que espera dessa parceria.

Formação que o mercado exige

De acordo com o diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, todos os envolvidos no projeto serão beneficiados. “O mercado está carente e essa parceria resulta em uma formação diferenciada. O resultado será favorável às empresas, que poderão moldar esses talentos, e também para os alunos que estarão ainda mais motivados e poderão iniciar na carreira logo no início do curso”.

O doutor Adilson Eduardo Guelfi, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, destacou que acompanha o trabalho da Fipp, onde também é docente, no esforço em garantir uma formação de qualidade vislumbrando o sucesso na vida desses profissionais. Segundo ele, a Unoeste sempre esteve em contato com o mercado e o projeto Talentos é muito mais do que uma parceria. “Agora é um ‘casamento’. Com as salas das empresas teremos mercado e universidade juntos. A importância disso continua sendo o comprometimento para uma carreira de sucesso”.

Em mensagem aos estudantes, o pró-reitor reforçou: “carreiras de sucesso se fazem com formações sólidas! Evitem acreditar que é possível aprender em horas ou dias. O sucesso está ligado a muito estudo, continuidade de aprendizado e conhecimento, alinhamento com o mercado e principalmente inovação para vencer os desafios que o mercado aponta. Esse é o futuro que queremos dar aos nossos alunos”, encerrou.

Os alunos do 2º termo de Sistemas de Informação Mara Fernanda Grigoletto Silva, 18, e Maicon Gabriel da Silva Francisco, 22, manifestaram a satisfação pela oportunidade que terão a partir de agora dentro da própria universidade. “Dá ainda mais motivação pra gente estudar e se dedicar. Além disso, é uma grande chance de termos uma renda e ajudar nossos pais com as despesas”, relata a estudante. Maicon destaca ainda a chance de ingressar no mercado de trabalho mais cedo. “Sempre gostei da área de informática e quis me aprofundar com a graduação. Estou aprendendo muito na Fipp e adorando a estrutura da universidade”.

Security

Iniciando as apresentações das parceiras, Erick De Luca, CEO da Security, destacou que o projeto traz uma proposta inovadora e tem o total apoio de seu time. A Security é uma empresa nascida em Prudente, em 1979, e começou com sistema de segurança eletrônica, mas, desde os anos 90 expandiu seus negócios para a segurança patrimonial, serviços e facilities, além de tecnologia e segurança. “Estamos em 11 estados, além do Distrito Federal, possuímos 17 escritórios e atuamos em 700 municípios. Contamos com aproximadamente 8 mil colaboradores”.

Conforme Erick, um dos pilares da Security é a inovação. “A empresa vem neste desafio há alguns anos, com importantes investimentos em TI tanto para a eficiência administrativa quanto para a eficiência operacional para o nosso cliente, e esta vem sendo assunto principal nas mesas decisórias da companhia. Hoje a nossa TI é quase cinco vezes maior do que há cinco anos”, revela. O CEO diz ainda que a Security entende que apesar de a mão de obra intensiva ser uma característica do seu negócio, não é mais possível enxergar o homem tomando conta de uma empresa sem o apoio tecnológico. “Então vemos a necessidade de cada vez mais estreitar a tecnologia neste trabalho realizado em diferentes localidades”, enfatiza.

VCom

Fundada pelos empresários Eduardo Trevisani, Almir Lima e Marco Cordeiro, a VCom também nasceu em Prudente, há 20 anos, mas presta serviços para empresas de todo o país. Conta com cerca de 70 funcionários, com escritórios em Prudente e São Paulo, mas atualmente a equipe está 100% home office.  “É um grande prazer participar desse projeto, de uma parceria que na verdade já existe há muitos anos com o programa de estágios”, destacou Eduardo, lembrando que a empresa valoriza essa chance. “Temos muitos funcionários que iniciaram como estagiários e estão conosco há anos”.

A VCom é uma empresa de tecnologia especializada em soluções no segmento de cobranças e operações de créditos. Dentre seus clientes estão Banco Toyota, Honda Banco e Consórcio, PSA Banco, Crefisa, Kroton, dentre outros.  


Vericode

A Vericode é uma empresa da capital paulista especialista em computação de alto desempenho e desenvolvimento de software, com 115 funcionários. Marcelo Marchi, CEO da empresa, manifestou a satisfação em participar dessa iniciativa e disse que foi a primeira vez que esteve no oeste paulista, mas conhece a Unoeste, inclusive um de seus sócios que o acompanhou na apresentação, Juliano Ribeiro, é egresso da Fipp. “Fazemos projetos de tecnologia para garantir que os softwares de nossos clientes funcionem da melhor forma. Entregamos primeiramente confiança, pois nossos clientes estão passando por uma mudança radical sustentada pela transformação digital, porém essa transformação precisa ser garantida e validada”.

Sobre a parceria com a Unoeste, Juliano reforçou que a ideia é que os estagiários passem pelo período de adaptação na empresa e sejam até efetivados, garantindo que as vagas sejam abertas para novos estagiários. “Preferimos pessoas com menos experiência, mas que sejam engajadas nos projetos”, destacou o egresso. Algumas das empresas atendidas pela Vericode foram: Habib’s, Banco Safra, BLK, Banco Sofisa, XP Investimentos, Saraiva, Via Varejo, entre outras.

Faculdade de Informática

A tradicional Faculdade de Informática da Unoeste conta com os seguintes cursos: bacharelados presenciais em Ciência da Computação e Sistemas da Informações, além dos superiores de tecnologia oferecidos nas modalidades presencial e EAD em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais e Redes de Computadores. Somente na educação a distância tem ainda o tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação (TI) e o bacharelado em Engenharia de Software.

Se você pretende seguir numa carreira em alta, a Unoeste está com inscrições abertas para o Vestibular para cursos presenciais e EAD, com condições especiais para os novos matriculados. Clique aqui e confira as oportunidades.

Postar um comentário

0 Comentários