Header Ads Widget

Prefeitura inicia campanha ‘Limoeiro Cidade Limpa’ nas comunidades



Na manhã desta segunda-feira (8), na Vila da Paz, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou a campanha educativa “Limoeiro Cidade Limpa”, que abordou o horário do recolhimento de lixo domiciliar e anunciou aos moradores a desativação do lixão do município e a aprovação do projeto de lei do Bolsa Catador. A gestão também explicou o passo-a-passo para a coleta seletiva a ser realizada pelo poder público da Princesa do Capibaribe, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem (COORPAR), que é formada por trabalhadores do antigo lixão e recebeu capacitação da PML, e a empresa limoeirense KDK. Ao mesmo tempo, os representantes da Prefeitura ouviram as demandas dos moradores da comunidade, reforçando o caráter participativo e democrático do governo municipal.

“Estamos empenhados em manter a cidade sempre limpa e contamos com a ajuda de toda a população. Estamos aqui para dar início a esta importante campanha, que visa alertar sobre as consequências do descarte irregular dos resíduos e orientar alternativas corretas para a separação do lixo. A participação do povo de Limoeiro é fundamental”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

O horário de recolhimento do lixo estabelecido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos vai das 13h às 15h, de modo a otimizar o trabalho dos servidores da pasta. Na campanha “Limoeiro Cidade Limpa”, a pasta está sendo representada pelo gerente de limpeza urbana Rodrigo Melo Silva e pelo assessor especial Eduardo Duarte. Durante a campanha, também estão sendo realizados serviços de limpeza urbana nas comunidades.

Conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o lixão do município de Limoeiro será extinto a partir da próxima quarta-feira (10). Na sequência, em relação à separação do lixo, a população deverá separar o lixo domiciliar em dois grupos: úmidos e secos. Enquanto os resíduos úmidos serão destinados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Igarassu – Ecoparque Pernambuco, os secos serão coletados pelos trabalhadores da Cooperativa de Reciclagem de Limoeiro (COORPAR), em parceria com a PML e a KDK. Essas medidas obedecem à Política Nacional de Resíduos Sólidos e complementam o Decreto Municipal 042/2021, que estabeleceu a coleta seletiva nas repartições públicas subordinadas à administração municipal. Outras ações serão divulgadas e realizadas pela gestão.

“Estamos muito felizes e muito honrados porque a Vila da Paz foi a primeira comunidade contemplada pelo projeto Cidade Limpa. Queremos agradecer à Prefeitura de Limoeiro por chegar junto à nossa comunidade e por nos passar as orientações “, comemorou o presidente da Associação de Moradores da Vila da Paz, popularmente conhecido como “Preto da Vila da Paz”.

A programação da campanha “Limoeiro Cidade Limpa” desta semana inclui as seguintes comunidades: 

* Subida de Inácio Preto (terça-feira, 09/11), 
* Escadaria do Redentor (quarta-feira, 10/11), 
* Ruas da Pedra e Pio XII (quinta-feira, 11/11)
* Esquina da Feira do Abacaxi (sexta-feira, 12/11).

Foto Wilker Matos

Via | PML

Postar um comentário

0 Comentários