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Empresas de Food Service investem cada vez mais em tecnologia



Empresas do ramo de Food Service têm investido cada vez mais em tecnologia para garantir não apenas a gestão financeira do negócio, mas também processos e rotinas que demandam agilidade e precisão na hora de oferecer o melhor produto aos consumidores. Seja a otimização na rota de entregas de insumos, a agilidade na reposição de produtos frescos e até mesmo a prospecção de novos clientes, sem modernização e ajuda de ferramentas tecnológicas, os processos podem se tornar obsoletos e levar o negócio à falência.

Maritania Aparecida Figueiredo, proprietária da Cristal Massas e S4 Distribuidora de alimentos, de Curitiba, percebeu que, sem tecnologia, seu negócio correria o risco de ficar estagnado. A Cristal Massas é fornecedora de massas de pastéis para a maior rede de pastelarias do Paraná, a 10 Pastéis, empresa que segue em franca expansão pelo Brasil, e contou com a ajuda de vários sistemas automatizados para crescer junto de sua parceira.

“Com o avanço da rede 10 Pastéis a nível nacional surgiu a demanda de ter um controle maior de insumos vinculado à agilidade da informação. Hoje estamos investindo em rastreamento da mercadoria com a finalidade de rastrear de forma mais precisa eventuais problemas que possam surgir com a logística e a entrega de nossos produtos, que têm que estar sempre fresquinhos”, diz Maritania Figueiredo.

A escolhida para desenvolver as melhorias junto à Cristal Massa foi a Golden IT, empresa de tecnologia que há mais de 20 anos desenvolve soluções de gestão customizadas para empresas e indústrias, especialmente no ramo de alimentação. Uma das grandes características da Golden IT é sempre estar muito próxima de seus clientes, o que permite o desenvolvimento e o aprimoramento da tecnologia com foco na necessidade específica do cliente.

Com o sistema de rastreamento de mercadoria, é possível para a Cristal Massas saber exatamente o andamento de cada entrega, posicionando seus clientes e dando segurança quanto aos prazos.

Outra melhoria em relação à entrega de produtos foi a roteirização. Este recurso tem como finalidade diminuir os custos com as entregas e ganhar agilidade, bem como potencializar o crescimento do setor de vendas, já que a roteirização permite a organização do processo de abertura de mercado de forma consistente.

Ainda em relação às vendas, a Golden IT desenvolveu um sistema de metas-premiações que permite avaliar cada representante no todo. Antigamente, sem o sistema, levava-se cerca de 4 a 5 horas para coletar os números, colocar em planilhas e avaliar o desempenho. Com o sistema, em questão de segundos é possível gerar uma análise para cada vendedor, direcionando-os para os objetivos da empresa, como abrir novos clientes, aumentar o preço médio ou a venda de um determinado produto.

“Rapidamente tivemos novos clientes, aumento do preço médio e volume de vendas. Com as metas bem definidas de cada vendedor, ele já sabe qual será a sua bonificação caso bata as metas estabelecidas”, reforça Maritania.

Com as melhorias, a Cristal Massas teve um crescimento de cerca de 20% no último trimestre de 2021.

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