Header Ads Widget

Ilha de Fernando de Noronha terá Plano de Gestão Sustentável Integrada



O arquipélago de Fernando de Noronha acaba de ser contemplado com o Plano de Gestão Sustentável, resultado de uma ação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Semas), através da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que executará formalmente através do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). A entrega do Plano de Trabalho aconteceu nesta quarta-feira (20), no arquipélago, e contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, além do secretário de Meio Ambiente, José Bertotti, do presidente do Itep, Antônio Vaz, e do administrador da ilha, Guilherme Rocha. 

A Coordenação Técnica está a cargo do especialista em planejamento e gerenciamento ambiental, o biólogo Mauro Buarque, diretor da Método Ambiental. 

Na prática, a Ilha de Fernando de Noronha vai ter elaborado um novo Estudo de Capacidade de Suporte dos Indicadores de Sustentabilidade; seu primeiro Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual do Arquipélago e ainda o Plano de Ordenamento Urbanístico da APA. Esses instrumentos serão precedidos de um robusto Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental.

Em virtude da sua biodiversidade, ao longo da sua história, o arquipélago de Fernando de Noronha ganhou o status de território especialmente protegido, por meio da criação de três unidades de conservação (UC): a primeira delas é a APA Federal Fernando de Noronha-Rocas-São Pedro e São Paulo; a segunda é a UC Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e a terceira delas é a APA Estadual do Arquipélago Fernando de Noronha.

O arquipélago de Fernando de Noronha apresenta potencial turístico e a necessidade urgente de diretrizes que contribuam para o seu desenvolvimento sustentável, bem como para a conservação de seus recursos naturais. 

“Os diagnósticos e os planos são instrumentos essenciais, pois deverão subsidiar a definição de zoneamentos e diretrizes que disciplinem o uso sustentável dos recursos naturais pela comunidade residente e visitantes”, explica o Coordenador Geral do PGSI, Mauro Buarque.

Com o Plano de Manejo a APA Estadual definirá programas necessários aos objetivos de sua sustentabilidade. A partir do estabelecimento do zoneamento será definido o Plano de Ordenamento das áreas urbanas. São nessas áreas que se concentram os bairros, os equipamentos de serviços e a infraestrutura urbana. Também os empreendimentos de apoio ao desenvolvimento turístico da Ilha.

Dessa maneira, faz-se necessário um plano que defina as diretrizes e os parâmetros urbanísticos para regulação das atividades urbanas. “Para tanto, estão previstas oficinas comunitárias, reuniões com segmentos econômicos e sociais e audiência pública”, destaca o coordenador.


. Método Ambiental

Site: https://metodoambiental.com.br/

LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/metodoambiental1

Instagram: @metodo.ambiental

Postar um comentário

0 Comentários