Header Ads Widget

AES Brasil finaliza projeto do primeiro balcão organizado em blockchain para comercialização de energia no País


Após 18 meses de pesquisas e desenvolvimentos, a AES Brasil concluiu o “Projeto AES Brasil de Energy Intelligence”, em parceria com a Fohat Corporation, que teve como objetivo desenvolver a infraestrutura tecnológica para que seja viabilizado o primeiro balcão organizado em blockchain no País para compra e venda de energia em um ambiente digital, com a existência de uma contraparte central, que garante a custódia e a liquidação de contratos de energia.

Pioneira, a nova solução desenvolvida para o mercado brasileiro é uma plataforma de trading online que oferece integração com outras soluções externas para comercialização de contratos de energia e também de certificados de energia renovável IREC, no mesmo ambiente com blockchain.

“As funcionalidades foram testadas e comprovadas com potenciais clientes, por isso, acreditamos que a implementação dessa solução no setor possa trazer maior transparência, confiança e rastreabilidade para as transações bilaterais no mercado de energia, reformulando a maneira como o segmento funciona”, afirma Julia Rodrigues, gerente de P&D e Inovação da AES Brasil, ressaltando que além da rapidez e segurança na gestão de ativos e risco, a plataforma oferece possível integração de VPPs (Virtual Power Plants) com a mesa de comercialização.

O alinhamento de ideias com a parceira Fohat Corporation, companhia curitibana de energy intelligence, focou na resolução de problemas atuais do setor. “Nosso time multidisciplinar foi essencial para capturar o que o mercado busca, para entregar uma solução única para habilitar um ambiente de comercialização mais robusto e apto a suportar o crescimento do Mercado Livre de Energia”, explica Igor Ferreira, CEO da Fohat Corporation.

O “Projeto AES Brasil de Energy Intelligence” teve início em outubro de 2019 e investimento de R$ 3,4 milhões, por meio do programa de P&D da Aneel.

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis com uma capacidade instalada total de 4,4 GW, sendo 2.658,4 MW hídrico, 1.435,9 MW eólico e 294,1 MW solar. Além disso, a Companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e pertencentes ao pipeline, o portfólio da Companhia contará com 5,9 GW de capacidade instalada.

Sobre a Fohat Corporation

A Fohat Corporation é uma think tank brasileira de energy intelligence, que pesquisa e cria modelos de negócios digitais e soluções de inovação que resolvem demandas em mercados globais em transição energética, com base na agenda de descarbonização, descentralização e digitalização (3Ds Energy) e ESG (Environmental, Social and Governance)Controla duas energytechs, a Fohat eTech Global e a Fohat eTech Australia, referências em soluções digitais com blockchain e reconhecimento nacional e internacional em projetos de geração distribuída e comercialização. Seu propósito é ajudar a sociedade a ter uma energia mais barata, acessível, um mercado mais democrático e o planeta a ter seus recursos naturais preservados para essa e as futuras gerações. Energy for a better life.

Postar um comentário

0 Comentários