Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Inteligência Geográfica da Intelie transforma o setor de logística



A Intelie, startup brasileira que revolucionou o mercado de análise de dados promovendo Inteligência Operacional e transformando dados em resultados, desenvolveu em parceria com a Able-On uma solução de Smart Mobility com base em  Inteligência Geográfica que identifica parâmetros de comportamento em condutores de transportes de cargas e passageiros, assegurando assim uma conduta mais segura e sustentável por parte deles.

A Inteligência Geográfica é uma ferramenta cognitiva que reconhece a distribuição de objetos no tempo e espaço, fazendo correlações e revelando padrões válidos que servem de base para a tomada de decisões. Aplicada aos setores que lidam com mobilidade (distribuição e logística, seguradoras, locadoras, entre outros), a Inteligência Artificial aprende e monitora em tempo real o comportamento dos motoristas de carros, motos, caminhões e equipamentos em geral, gerando alertas que levam à redução do número de acidentes, do consumo de combustível e dos custos  de manutenção dos veículos, o que além de gerar economia, aumenta a segurança global das operações.

Dispositivos de Internet-das-Coisas implantados nos veículos enviam dados do nível de aceleração, frenagem e mais de 50 variáveis que definem o comportamento do motorista em duas dimensões: tanto no conforto, que é a velocidade em que essas ações são tomadas, quanto na tranquilidade, que mede a intensidade das atividades realizadas. Ao desenhar o comportamento dos motoristas, o software aplica o conceito de alta definição, ou seja, reações são lidas e analisadas a cada segundo, o que é fundamental para obter avaliações refinadas e com alto nível de assertividade.

Com a solução, é possível cruzar informações de sistemas legados e fazer uma integração entre todos os dados, o que permite otimizar a operação e potencializar o uso do ERP, gerenciar as diferenças entre o que estava previsto e o que foi realizado de fato, bem como manter um controle rígido contra fraudes e desvios, tudo em tempo real. Em uma das telas, é permitido acompanhar o ranking de performance dos motoristas em um modelo totalmente inovador, que tem 16 vezes mais precisão na medição de padrões comportamentais de impactos negativos. Por fim, toda a equipe monitora ao vivo a localização dos veículos e consegue auxiliar ativamente cada motorista a fazer melhores escolhas e obter mais eficiência atuando pró-ativamente junto ao veículo conectado.

Assim, todos os dados coletados em tempo real são submetidos a algoritmos de Inteligência Artificial possibilitando a identificação de possíveis desvios de comportamento do condutor do veículo/equipamento bem como a produção de cenários que são disponibilizados através de painéis que permitem visualizar o retorno de ações que serão adotadas possibilitando  uma melhor tomada de decisão. Quando aplicado, por exemplo, ao comportamento do condutor visando a melhoria dos padrões identificados, produz uma maior consciência sobre hábitos que vão gerar mais segurança e que, muitas vezes, refletem em custos menores.

Outro exemplo de aplicação é na otimização do uso de recursos, o monitoramento gera aumento na segurança e representa vantagem na hora da contratação do seguro. “Quanto melhor a gestão das frotas, mais fácil é a negociação com as seguradoras e locadoras. Atualmente, ambas trabalham com parâmetros de mercado para precificar o serviço vendido, tais como idade do motorista, tempo de uso do veículo, perfil das pessoas que dirigem o carro, entre outros. No momento que existe o histórico do comportamento do condutor, é possível precificar o serviço de uma forma mais personalizada e gerar redução nos valores cobrados”, explica Lelio Souza, CEO da Intelie. 

Postar um comentário

0 Comentários