Header Ads Widget

Inteligência emocional - entenda o que é e saiba como desenvolver



A pandemia da Covid-19 trouxe à tona assuntos importantes e que passaram a se tornar essenciais para o enfrentamento do momento de crise: saúde e bem estar mental. Uma pesquisa realizada pelo IPEC, a pedidos da Pfizer Brasil, mostrou como a saúde mental do brasileiro está sendo impactada pela pandemia. O levantamento apontou que a tristeza foi relatada por 42% dos pesquisados, seguida pela insônia e irritação (38%), a angústia ou medo (36%), e crises de choro (21%). Os jovens na faixa dos 18 aos 24 anos foram os mais afetados. Metade dos entrevistados classificou a própria saúde mental como ruim ou muito ruim.

O mês de setembro é marcado pela campanha do Setembro Amarelo, que busca conscientizar a população ao redor do tema do suicídio, prática geralmente associada a depressão.  Mas como cuidar da saúde mental em meio ao isolamento social, crise econômica e vida pessoal?  “A saúde mental está ligada diretamente em como a pessoa lida com suas frustrações e sentimentos no geral. A própria pandemia colocou em questão o isolamento social, as mortes devido ao vírus e a angústia. É preciso ter autocuidado, ter hábitos saudáveis, manter amizades e não se afundar em trabalho que possam sobrecarregar a mente. É muito importante também se atentar ao próximo. Afastamento, sentimento de tristeza e silêncio podem ser sinais de depressão e é importante procurar ajuda de um profissional”, explica a especialista em Saúde Mental, com ênfase em intervenções em crise  e coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Geovana Santos.

Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. “A inteligência emocional é um dos direcionamentos da psicologia que desenvolve os potenciais positivos e visão de mundo das pessoas, principalmente àquelas que estão em sofrimento. É importante saber ressignificar momentos de crise, o pensamento negativo para poder lidar e resolver determinadas situações, como por exemplo a pandemia que o mundo todo está passando”, complementa a especialista.

Para colocar em prática o desenvolvimento de relações interpessoais, a instituição realiza nos dias 20, 28 e 29 de setembro o curso de Inteligência Emocional. O evento online é voltado para professores e adolescentes e tem o objetivo de ensinar como lidar com as emoções em situações de crise e como aplicar as técnicas no ambiente escolar e familiar.

O webinar voltado para docentes, acontece no dia 20 de setembro, a partir das 15h. Professores de qualquer instituição podem participar. Já no dia 28 e 29, profissionais qualificados darão uma aula para os adolescentes sobre como acolher emoções, como encontrar automotivação e como desenvolver empatia nas emoções interpessoais. O evento é gratuito e os participantes receberão um certificado.
 

Para se inscrever, basta acessar os links do evento abaixo:

 

Inteligência emocional para professores

Data: 20/09

Hora: 15h



Inteligência emocional para adolescentes

Data: 28/09 e 29/09

Hora: a partir das 10h


 

Postar um comentário

0 Comentários