Header Ads Widget

Duolingo x TOEFL: principais diferenças entre as provas de proficiência


Você já ouviu falar do aplicativo Duolingo? Milhares de pessoas têm baixado este aplicativo gratuito para aprender inglês. Apesar de ele poder ser usado como um complemento durante o processo de aprendizagem do idioma, a solução traz algumas limitações. Vamos entender o que é DET (Duolingo English Test) e o TOEFL, ver suas principais diferenças e compreender os principais pontos sobre a plataforma Duolingo.

O TOEFL é a sigla para-Test of English as a Foreign Language. Ou seja, como o próprio nome revela, é um exame de proficiência da língua inglesa para estrangeiros e atesta se uma pessoa consegue expressar-se no idioma e compreendê-lo em sua totalidade. Ou seja, o TOEFL é um teste padronizado construído com quesitos mínimos para verificar se um aluno está apto ao ensino superior em inglês. Além disso, a prova avalia sua capacidade de compreensão e aplicação da língua inglesa em um contexto acadêmico. O exame compreende em quatro requisitos que são divididos em listening (interpretação oral);  reading (interpretação de texto); writing (redação); speaking (fluência e dicção).

Já o  Duolingo é uma plataforma de ensino de idiomas gratuita que tem popularizado o aprendizado de idiomas on-line. Mesmo sendo uma plataforma gratuita, o app conta com a versão plus paga. Com a versão plus, o usuário não tem interrupções com anúncios, além de ter outras vantagens. De acordo com o Portal Estudar Fora, o Duolingo English Test (DET) é uma prova de inglês que oferece certificado de proficiência. Assim, em um primeiro momento, ela pode parecer semelhante ao TOEFL e ao IELTS.

Uma diferença do DET para as prova mais tradicionais (como o TOEFL) é o fato de que ela não tem seções fechadas de reading, writing, listening e speaking. Desta forma, as perguntas vão surgindo de maneira aleatória e o estudante precisa ter a capacidade de alternar rapidamente entre essas competências. Independentemente do DET, quais são os pontos mais importantes para ter em atenção sobre o Duolingo? No Reclame Aqui, são 148 reclamações envolvendo o Duolingo, sendo que nenhuma das reclamações foi respondida pela plataforma. Ou seja, isso acaba sendo um ponto fraco para quem compra a versão plus e acaba sem apoio no pós-venda.

Além disso, como o app é usado pelo celular, é muito tentador que o aluno se distraia com outros aplicativos, dificultando o processo de aprendizagem da língua inglesa. Por fim, dificilmente um estudante irá adquirir a fluência do inglês com o Duolingo. Para se conquistar a fluência no inglês é necessário conhecer e praticar o idioma de diversas outras formas. E, infelizmente, o Duolingo não disponibiliza essas maneiras (fonte: Tecnoblog).

Quer começar a aprender ou a desenvolver o seu inglês de verdade? Conte com a Uniway School: somos uma escola de inglês e edtech. Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados, inclusive adultos e profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Ah, e estamos presentes em mais de 50 países.

Sobre Fabricio Vargas

Iniciou a sua carreira na área da educação logo após o seu retorno ao Brasil, depois de morar e estudar por mais de cinco anos no continente Europeu. Estudou e trabalhou em diversas áreas durante esse período, inclusive como intérprete dentro das cortes Irlandesas e Inglesas. Logo após a sua chegada ao Brasil, começou a lecionar aulas de inglês dentro de algumas escolas e, portanto, percebeu que o ensino precisava de mais, os alunos mereciam algo diferente e inovador. Fabricio percebeu que as escolas de idiomas estavam muito engessadas ao modo tradicional de ensinar e avaliar os seus alunos. Em 2017, depois de trabalhar muito e conseguir um certo valor para investir, Fabricio abriu a sua própria escola de inglês, a Uniway School, foi um dos anos mais comemorados por ele e também o mais desafiador. Para mais informações, acesse https://uniwayschool.com/ ou pelas redes @uniwayschool

Postar um comentário

0 Comentários