Header Ads Widget

4 dicas para aproveitar o sol a seu favor!



A energia solar é uma tendência em alta no campo das fontes renováveis. No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre o seu uso, bem como mitos quanto ao aproveitamento da energia proveniente do sol. Essas questões, muitas vezes, impedem que as pessoas utilizem essa tecnologia da melhor maneira possível.

A energia solar é um recurso sustentável e versátil. Antes de mais nada, é preciso que você entenda um pouco melhor sobre essa fonte energética renovável. 

Resumidamente, esta é uma energia criada a partir da luz dos raios solares, sendo um recurso inesgotável e que tem tudo a ver com as ações voltadas à sustentabilidade — que cada vez mais ganham força no Brasil e no mundo. Algumas das maneiras de se aproveitar esse recurso podem ser exemplificadas abaixo:

Energia heliotérmica;
Energia solar fotovoltaica;
Aquecimento de água;
Painel de energia solar.

A luz dos raios solares se transforma em energia através de um sistema fotovoltaico, em que é feita uma conversão de energia solar em elétrica com um processo físico. A luz dos raios de sol é coletada por painéis de energia instalados em telhados de imóveis.

O painel reage com a luz do sol e produz a energia elétrica. Entenda nesse artigo 4 dicas de como aproveitar melhor esse recurso inesgotável de grande versatilidade, não apenas para gerar energia elétrica.

Plante árvores com folhas caducas
Árvores de folhas caducas são as que perdem folhas anualmente. A perda dessas folhas costuma acontecer entre outono e inverno. Na estação mais fria do ano, as árvores ficam munidas de apenas galhos, o que faz com que a luz solar possa iluminar o imóvel.  Durante o verão, por sua vez, essas árvores estarão cheias de árvores e produzirão sombra fresca para a sua casa ou empresa. 

Cultive o jardim da sua casa de acordo com o sol
Todo jardim possui uma região em que o sol ilumina praticamente durante todo o dia. Nesse espaço, a dica é fazer um cantinho para flores e plantas que gostem da luz solar. Babosa e hibisco são boas alternativas. Já para as regiões onde há mais sombra, invista em plantinhas que não gostam tanto assim do sol, como a popular Espada-de-São-Jorge.

Filmes refletores de calor
Películas resistentes a calor são boas aliadas e essa dica é bastante interessante para escritórios. Existem modelos no mercado que conseguem rejeitar até 97% da luz infravermelha.  Outros, por sua vez, bloqueiam raios ultravioleta, o que garante maior vida útil aos móveis. Em ambientes em que existe ar-condicionado, essa medida pode significar uma considerável reduzida de seu consumo.

Instale sistema de geração de energia fotovoltaica
A melhor forma de se aproveitar a luz solar, sem dúvidas, é investir na instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica. Assim, você poderá gerar sua própria energia renovável a partir do sol. Tal fonte de energia consegue ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. No entanto, é válido salientar que a quantidade de eletricidade gerada é maior conforme a maior intensidade da radiação solar.

Postar um comentário

0 Comentários