Header Ads Widget

Iterpe reúne as famílias de agricultores do assentamento Ximenes que vivem na área do Engenho Bombarda



As famílias rurais do Assentamento Ximenes, que vivem na área do Engenho Bombarda, comunidade que engloba os municípios de Barreiros e Tamandaré, foram visitadas pelo presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, junto com o diretor de Gestão Fundiária de Suape, João Alberto Costa Faria, na manhã desta quarta-feira (14). A visita foi marcada pela escuta e levantamento das demandas da população reassentada em 2012, por meio da parceria do Iterpe com o Complexo Industrial de Suape.

A reunião, que aconteceu na frente do casarão sede do Assentamento Ximenes e contou com a presença das instituições parceiras do Iterpe e das famílias rurais, foi realizada através de uma roda de debate sobre as potenciais soluções para apoiar o desenvolvimento da produção rural, da melhoria de vida no assentamento e a reforma do casarão sede do assentamento.

“Somente escutando e olhando de perto as dificuldades enfrentadas pelas famílias assentadas pela reforma agrária é que o Iterpe consegue planejar e articular as ações de melhoria. Entendemos que as parcerias firmadas pelo Instituto em conjunto com Suape, os municípios e a sociedade civil organizada são essenciais para o desenvolvimento do assentamento Ximenes”, explicou Henrique Queiroz.

Durante a reunião, o presidente se comprometeu com a doação de calcário e a análise do solo para melhorar a produção de alimentos do assentamento, além da regularização das famílias para entrega de títulos de acesso à terra. No momento, a prefeitura de Tamandaré e a de Barreiros anunciaram mais apoio à comunidade rural, entre elas a manutenção das estradas, o transporte do calcário e a assistência técnica de utilização do produto no solo.

Participaram da reunião o presidente do assentamento Ximenes, Euclides de Lima; o  coordenador da gestão fundiária de Suape, Oscar Barreto; o gerente de assentamentos do Iterpe, Marco Dubeux; a técnica social do Iterpe, Rosane Pontes; o assessor de Articulação Institucional do Iterpe, Afonso de Souza; o secretário de Agricultura de Tamandaré, José Cícero; o secretário de Meio Ambiente de Barreiros, Nivaldo Brito; o diretor da Nacional do MLST, Dinho França; presidente da Cooates e diretor da OCD/PE, José Cláudio Silva; a assistente técnica da Diretoria Fundiária de Suape, Marquiza Melo; o presidente do CDRS de Barreiros, Isaquiel Batista; as lideranças do STR Barreiros, José Ramos Silva e Marluce Silva; e o representante da Adagro em Barreiros, Vicente Raposo.

Postar um comentário

0 Comentários