Header Ads Widget

Dia da Pizza - conheça a história desse prato tão consumido no Brasil




Considerada um símbolo da gastronomia na Itália, a pizza ganhou amantes por todo o mundo e tem um dia para chamar de seu. Hoje, sábado (10), é comemorado o Dia da Pizza. A data remete ao ano de 1889, quando o Rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século 19, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: muçarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita. No Brasil, o prato ganhou diversas formas e tipos, mas ao contrário do que muitos pensam, a origem do prato não é certa.

Os registros mais antigos da massa da pizza remontam seis mil anos antes de Cristo no Egito, quando se misturava água e farinha. Depois os Fenícios passaram a colocar cobertura em cima do alimento como carne e cebola. No Século 11, no período das cruzadas, os Turcos levaram para a Itália. “Na Itália a massa foi aperfeiçoada o que conferiu em melhorias com a adição de mais trigo e cobertura das quais levavam queijo. A partir do século 16 é que passaram a adicionar molho de tomate a pizza”, explica o gastrônomo e professor de Gastronomia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Erick Buarque.

No Brasil, o prato chegou trazido pelos imigrantes italianos no século 19. Mas foi em 1950 que a Pizza se popularizou em todo país. Com a popularização, ganhou novas adaptações. “No Brasil, ao se popularizar, a pizza também acabou ganhando novas adaptações e sabores tipicamente brasileiros, como por exemplo a pizza de frango catupiry, charque, portuguesa, entre outros”, complementa o gastrônomo. Estima-se que diariamente sejam consumidas um milhão de pizzas no Brasil.


Quer aproveitar o Dia da Pizza? Confira esta receita deliciosa para você se deliciar e comemorar em casa:


Pizza de Mussarela


Ingredientes para massa

1 kg de farinha de trigo
20g de sal
20g de fermento biológico seco
600 ml de água gelada
 

Ingredientes para recheio

300g de queijo mussarela ralado
50g de molho de tomate
Orégano a gosto
 

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes para a massa numa tigela
Incluir a água aos poucos até a massa ficar homogênea
Deixe descansar por 30 minutos
Abra a massa com um rolo
Coloque molho de tomate, queijo mussarela e o orégano no forno pré-aquecido à 180ºC até assar.

Postar um comentário

0 Comentários