Header Ads Widget

Projeto de horta comunitária sem agrotóxico melhora qualidade de vida da população de Limoeiro




Um projeto voltado para preservar o meio ambiente, produzir alimentação saudável e gerar renda tem sido destaque na Comunidade de Duas Pedras, Zona Rural de Limoeiro. Intitulado "Abra sua cabeça, reciclar é fácil", a ação objetiva o correto descarte do lixo, consequentemente, a preservação do meio ambiente. Mas, ele também abriu espaço para a criação de hortas orgânicas sem a utilização de agrotóxico, mudando a vida de dezenas de moradoras.

"Quando pensamos no projeto foi para beneficiar um grupo de mulheres que não têm renda, que só tem apenas o Bolsa Família, que seria um método sustentável. Vai ter sempre uma renda e um produto de qualidade que vai beneficiar a saúde das pessoas que trabalham, como também daquelas que vem comprar nossos produtos, pois são livres de agrotóxicos", explica a coordenadora Simone Silva.

O Prefeito Orlando Jorge esteve visitando a comunidade, adquiriu e entregou implementos agrícolas, kits para irrigação por gotejamento, carro de mão, bomba costal, pás, enxadas, kits de jardinagens, entre outros insumos que farão a diferença na hora do plantio e da colheita.

A Prefeitura Municipal disponibilizou uma máquina PC para limpeza do açude e preparo da captação de água para irrigação. "O projeto de hortas comunitárias deve ser incentivado por nossa gestão com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, gerar renda e felicidades para as agricultoras e agricultores. O trabalho está só começando, viva a agricultura familiar", enfatizou Orlando Jorge.

O resultado tem sido positivo. A alegria das agricultoras é a prova de que o plantio tem colaborado em todos os aspectos, inclusive, na autoestima. "O projeto da horta também tem esse lado terapêutico. A gente ouve os relatos da melhoria da qualidade de vida. De antes viver na ociosidade e, hoje, ter o que fazer. E como é bom plantar, cultivar, pegar o manejo, jogar a semente na terra, vê-la brotar e frutificar até o ponto da colheita", ressalta Simone.

"Depois que conheci essa horta foi uma vitória para mim. Eu vivia muito presa dentro de casa e hoje em dia tenho meu trabalho e meu 'dinheirinho'. Planto, colho e vendo na feira de Limoeiro e vendo por aqui aos amigos. Estou muito feliz, pois foi uma coisa que nunca vivi na minha vida. É muito gratificante", comemora Dona Elza, a popular "Preta". Ela planta coentro, alface, pimenta de cheiro, couve-flor, quiabo, cenoura, repoulho e beterraba. 

Parceria - Durante visita à Comunidade de Duas Pedras, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, José Félix, informou que o projeto está recebendo a orientação técnica da prefeitura. O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e o Centro de Assistência à Mulher (CAM) também são parceiros. "Estamos dando esse apoio técnico, onde elas vão cultivar hortaliças sem agrotóxico, algo que é muito importante", comentou José Félix.

Segundo o Secretário, o projeto está sendo tratado como piloto, tendo em vista a intenção de estender as ações para outras comunidades rurais de Limoeiro. "O projeto terá o incentivo do município para produtos saudáveis", finalizou.

Postar um comentário

0 Comentários