Header Ads Widget

No Dia de Combate ao Glaucoma, oftalmologistas alertam sobre a prevenção para evitar cegueira



O Hospital de Olhos Santa Luzia participa do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, comemorado nesta quarta-feira (26), com o objetivo de conscientizar e alertar sobre a doença. A campanha visa mostrar a necessidade do diagnóstico precoce e de um tratamento adequado para evitar a cegueira total. O alerta do Santa Luzia acontece principalmente através de suas redes sociais, com a publicação de peças sobre o assunto. O glaucoma é uma doença crônica que envolve o aumento da pressão intraocular associada à neuropatia óptica, podendo levar à cegueira. Mesmo não tendo cura, a maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo.

“Neste Dia Nacional de Combate ao Glaucoma queremos lembrar que a prevenção é a nossa principal arma na luta contra a doença. Por isso, é preciso manter as consultas oftalmológicas em dia, o diagnóstico precoce faz toda a diferença”, alerta a oftalmologista Rinalva Vaz. Durante a consulta, o médico avalia a medida da pressão intraocular e faz o exame de fundoscopia (fundo de olho). Se houver alguma suspeita da doença, ele solicitará outros exames para melhor investigação, podendo fazer o diagnóstico precoce, antes que haja danos na visão.

A oftalmologista Soraya Santos lembra que na maioria dos casos o glaucoma é assintomático nos estágios iniciais, mas alguns fatores de risco podem aumentar a necessidade de procura por ajuda médica. “Histórico familiar, pessoas acima de 40 anos, vítimas de trauma ou lesão ocular, diabetes e hipertensão, alto grau de miopia, e uso de colírios com corticóides são alguns desses fatores”, explica.

“Não há cura para o glaucoma, mas há várias opções de tratamento, que pode ser feito através de colírios, laser ou cirurgias”, completa o oftalmologista Natanael Figueiroa. A doença é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é o motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão, de acordo com a Associação Mundial do Glaucoma. No Brasil, mais de 900 mil pessoas têm a doença.

O Hospital de Olhos Santa Luzia reúne equipamentos de última geração, especialistas altamente qualificados e atendimento humanizado. Aceita uma ampla rede de convênios. Veja outras informações e a formação acadêmica completa dos oftalmologistas do hospital no site: www.hospitalsantaluzia.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários