Header Ads Widget

Limoeiro reforça ações de combate ao “mosquito da dengue”




Paralelo às ações de enfrentando à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de limoeiro, através da Secretaria de Saúde, também segue no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Sob a coordenação da Vigilância Ambiental, as ações estão sendo realizadas rotineiramente nos imóveis residenciais, comerciais e públicos. As ações visam proteger a população do aumento de casos suspeitos de arboviroses.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) seguem com visitas domiciliares, Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), bloqueio costal de aplicação manual em Ultra Baixo Volume (UBV) nos espaços públicos para impedir a ação do mosquito e distribuição de capas de proteção para depósitos vulneráveis com capacidade de 200 a 1000 litros. “Estamos buscamos reduzir o número de criadouros para minimizar o máximo possível de infestação de mosquitos”, destaca o coordenador Jeanderson Freitas.

Para o coordenador, ao mesmo a população precisa colaborar com simples hábitos. “A conscientização da população para evitar os criadouros nas residências e realizar o descarte adequado de materiais que possam vir a ser possíveis criadouros ainda é a forma mais eficiente de combater esse mosquito”, reforça. “Para isso, é preciso que cada pessoa verifique seu quintal ao menos uma vez por semana e que trate a dengue como uma doença séria, que traz consequências graves para população e que pode até matar”, completa.

A ação de bloqueio costal é uma atividade complementar as demais já executadas pela Vigilância Ambiental como: palestras educativas (suspensa devido à pandemia) mobilização social e mutirões para remoção de criadouros. Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana; manter a caixa d'água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito; manter bem tampados tonéis e barris d'água são medidas simples para combater o mosquito.

Postar um comentário

0 Comentários