Header Ads Widget

Prefeitura de Limoeiro distribui kit de alimentação para estudantes da rede municipal a partir desta segunda (12)




A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, iniciará, na tarde desta segunda-feira (12), a partir das 13h, a distribuição do Kit Alimentação Escolar para as creches da Rede Municipal de Ensino: Mãe Maria Beata, Julia Guimarães, Irmã Marta e Padre Luís Cecchin. Os pais ou responsáveis receberão os alimentos na creche onde a criança está matriculada. De acordo com o secretário Fernando Melo, o kit foi preparado conforme as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e acompanhado por nutricionistas. 

Segundo o secretário, a desistência das primeiras empresas colocadas na licitação não permitiu a entrega com antecedência. “Depois de muita dificuldade no processo de licitação, dificuldade essa pelo não respeito às regras por determinadas empresas, nós agora estamos trazendo a boa notícia de que, nesta segunda-feira à tarde, as quatro creches estarão recebendo os kits”, explicou Fernando. A partir da próxima terça (13), a secretaria realizará a entrega do Kit Alimentação Escolar aos alunos matriculados nas escolas municipais.

Cada aluno matriculado receberá um kit. Por exemplo, se numa casa existem dois alunos, serão entregues dois kits. Quanto à quantidade de produtos, a montagem seguiu o que estabelece a Legislação da Merenda Escolar. “O kit do aluno da creche tem mais itens, porque a própria Legislação da Merenda Escolar determina isso. Portanto, todos os kits estão dentro dos parâmetros legais da alimentação, assegurando a questão nutricional para os nossos estudantes”, explicou Fernando.

*Kit Alimentação Creche* – Açúcar (1 kg), amido de milho (1 pct), aveia em flocos (1 pct), arroz (2 kg), colorau (1 pct), farinha de mandioca (1 kg), feijão carioca (2 kg), fubá (2 pct), leite em pó (3 pct), macarrão (2 pct), soja (1 pct), sal (1 kg), carne de frango (2 kg), carne bovina moída (2 pct).

*Kit Alimentação Escola* – Açúcar (1 kg), amido de milho (1 pct), arroz (1 kg), biscoito doce (1 pct), biscoito salgado (1 pct), charque (500g), colorau (1 pct), farinha de mandioca (1 kg), feijão carioca (1kg), fubá (2 pct), leite em pó (2 pct), macarrão (1 pct), soja (1 pct), sal (1 kg) e sardinha (2 latas). 

O prefeito Orlando Jorge acompanhou a chegada dos kits ao município e ressaltou o cuidado com o processo licitatório para garantir o zelo com o dinheiro público. “Fizemos todos os esforços para que pudéssemos adquirir os kits ainda em março, mas como professor Fernando falou, tivemos diversos entraves na licitação. Diante da nossa preocupação com o dinheiro público, com o processo transparente e com a lisura, veja que o quinto colocado está sendo o fornecedor, depois que as quatro anteriores foram desabilitadas”, ressaltou.

O gestor lamentou a ausência de empresas limoeirenses no processo licitatório. “Infelizmente, não foi uma empresa de Limoeiro. Lamento, mas nenhuma se habilitou. Gostaria de comprar aqui na cidade”, disse Orlando. “Tão logo as aulas reiniciem, com a merenda na escola, vamos garantir a questão dos 30% que é para a agricultura familiar, fomentando a agricultura do nosso povo, dos nossos agricultores que agora estão recebendo as chuvas e plantando, tendo em vista nosso esforço na aração de terra com doze tratores nos quatro cantos do município”, finalizou.

Postar um comentário

0 Comentários