Header Ads Widget

Limoeiro avança na vacinação contra a Covid-19 com idosos a partir dos 75 anos




Dando continuidade ao Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Limoeiro dará mais um “passo” a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estará avançando com os idosos de 75 a 79 anos – priorizando acamados, cadeirantes e domiciliados, respectivamente, pois o município ainda não recebeu doses de vacinas para imunizar essa faixa etária na totalidade. O mapeamento desse público é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Segundo a coordenadora local do PNI, enfermeira Paula Karine, a vacinação dos idosos entre 80 e 84 anos atingiu 100%. Com as poucas doses da vacina AstraZeneca/Oxford que sobraram, a coordenação optou em iniciar a imunização das pessoas com idades entre 75 e 79 anos. No início da campanha, os idosos acima de 85 anos foram os prioritários, conforme pactuado entre municípios e Secretaria Estadual de Saúde (SES). A distribuição das vacinas recebidas pelo Estado ocorre através da II Gerência Regional de Saúde (Geres).

Ainda segundo a coordenadora, a nova fase da vacinação manterá a mesma logística dos grupos anteriores. A Secretaria de Saúde optou pela imunização no domicílio, evitando a exposição dos idosos nas ruas e garantindo a humanização, mediante agendamento de dia e horário feito pelos familiares na UBS do território domiciliar. O formato drive-thru não foi adotado para não penalizar as famílias que não dispõem de veículo, além de evitar o possível desperdício de doses por conta do tempo de espera de uma aplicação para outra.

Postar um comentário

0 Comentários