Header Ads Widget

Siemens reforça descarbonização nas operações ao aderir a quatro iniciativas voltadas à sustentabilidade




  • Companhia passa a integrar a iniciativa Science Based Targets (SBTi), além de apoiar três ações lideradas pelo Climate Group: RE100, EP100 e EV100
  • Ações abrangem compromisso da empresa visando limitar o aquecimento global a 1,5°C
  • Siemens tem como objetivo neutralizar a emissão de carbono em suas operações globalmente até 2030 e no Brasil até 2025
 

A Siemens reforça seu compromisso voltado à descarbonização de suas operações e de seus clientes ao aderir a quatro iniciativas ambiciosas de sustentabilidade. A companhia passou a integrar o Science Based Targets (SBTi) - iniciativa global que visa a redução da emissão de gases de efeito estufa na indústria - e a apoiar três ações lideradas pelo Climate Group: RE100, EP100 e EV100. As iniciativas estão em linha com os esforços para limitar o aquecimento global a 1,5°C, e atendem os mais elevados níveis de ambição do Acordo de Paris sobre o Clima.

Com esses compromissos, a Siemens fortalece a atuação visando obter descarbonização em toda a sua cadeia de valor tendo como base científica o que o SBTi defende. Além disso, a empresa passa a fazer parte de uma comunidade global de empresas que compartilham dos mesmos valores e objetivos, cujas metas até 2030 abrangem: frota composta por 100% de veículos elétricos (EV100); possuir ou alugar apenas edifícios com emissões zero de carbono (EP100); e obter energia 100% renovável (RE100). Dentro dos compromissos, a companhia ainda busca atingir uma redução de 20% nas emissões de sua cadeia de suprimentos. 

Em setembro de 2015, a Siemens se tornou uma das primeiras indústrias globais a anunciar a intenção de se tornar neutra em carbono em seus negócios operacionais até 2030. A meta intermediária para atingir esse objetivo foi cortar as emissões de CO2 pela metade até 2020, índice que foi ultrapassado em setembro do ano passado ao reduzir as emissões em 54%. Na operação brasileira, entretanto, esse índice é ainda maior, tendo atingido em 2020 uma redução de 84%. Além disso, no Brasil, a Siemens assumiu o compromisso de neutralizar as emissões até 2025, antecipando-se em cinco anos à meta estabelecida globalmente. No que se refere à frota local de veículos para a área de vendas e de service, já havia a obrigatoriedade de fazer o abastecimento dos carros com etanol. Esse processo foi efetivado há dois anos e houve uma redução de 76% em sua pegada de carbono: as empresas (na época, a Siemens Energy ainda fazia parte da Siemens por meio da Divisão Gas & Power), saíram de um footprint de 542 ton. de CO2eq no ano fiscal 2018, para um footprint de 128 ton. de CO2eq no ano fiscal 2020.

“Precisamos reaprender a usar os recursos naturais para que as próximas gerações tenham um lugar onde viver. Na Siemens, entendemos que a descarbonização é um dos maiores desafios da nossa geração. Os esforços para descarbonizar todas as nossas operações são benéficos para o meio ambiente e para a sociedade, e são essenciais para o sucesso da companhia”, afirma Pablo Fava, CEO da Siemens. 

Com a oferta aos clientes de um portfólio de tecnologias voltado à digitalização de processos para gerar maior eficiência das linhas de produção (com redução no consumo de energia e uso de energias renováveis), a Siemens somou uma receita de € 38,6 bilhões no ano fiscal de 2018 com seu portfólio ambiental, valor que correspondeu a 46% da receita mundial da companhia no período. Além disso, gerou uma redução na emissão de carbono nos clientes de 609 milhões de toneladas, o equivalente a mais de 75% do CO2 emitido anualmente na Alemanha e a 33% das emissões anuais de CO2 no Brasil. 

Esses resultados integram o programa de descarbonização da companhia, que também abrange as emissões de gases de efeito estufa produzidos pelos cerca de 65 mil fornecedores que a companhia mantém em todo o mundo. Desde 2019, a companhia tem trabalhado intensamente em um processo para reduzir as emissões, estabelecendo acordos de metas individuais. O objetivo é alcançar uma cadeia de suprimentos sem emissões até 2050.

Iniciativa de metas baseadas em ciência

Para conter os efeitos dramáticos da mudança climática, a Siemens se comprometeu com uma redução de emissões baseada em análises científicas, que estabeleceram uma meta máxima de aquecimento de 1,5 °C.

RE 100

A Siemens faz parte da iniciativa corporativa global sobre energia renovável RE 100, comprometendo-se a utilizar 100% de eletricidade renovável.

EP 100

A meta é melhorar nossa produtividade energética e, ao mesmo tempo, reduzir nossas emissões de carbono. Com isso, também estamos melhorando nossa competitividade.

EV 100

A Siemens se compromete a ter 100% de veículos elétricos até 2030. Nosso objetivo é acelerar a transição para veículos elétricos em nossa frota.

Postar um comentário

0 Comentários