Header Ads Widget

Orlando Jorge anuncia vacinação a partir de 70 anos e instalação de posto drive-thru em Limoeiro



Avançando na imunização da população contra a Covid-19, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará nesta segunda-feira (22) a vacinação dos idosos entre 70 e 74 anos de idade. O anúncio foi feito pelo prefeito Orlando Jorge neste domingo (21). No dia anterior, Pernambuco recebeu novos lotes das vacinas Coronavac e AstraZeneca, permitindo assim que uma nova fase seja iniciada no município. Também nesta segunda, a partir das 14h, o gestor confirmou que iniciará a vacinação no formato drive-thru, o que permitirá mais uma opção aos limoeirenses. A partir da terça-feira (22), o atendimento do drive-thru será das 8h30 às 16h.

O posto foi montado ao lado da secretaria, na Avenida Severino Pinheiro, no Centro. Com isso, os idosos entre 70 e 74 anos poderão comparecer para aplicação da primeira dose sem precisar sair do carro, inclusive, aqueles a partir de 75 que ainda não foram imunizados. É preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. O uso da máscara é obrigatório. Na impossibilidade de ir ao posto drive-thru, a secretaria lembra que as equipes das 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguem vacinando os idosos dessas faixas etárias porta a porta ou conforme agendamento feito na UBS do território domiciliar. 

“Estamos dando mais um importante passo na vacinação da nossa gente. Reunimos esforços para montar uma estrutura que vai garantir a aplicação das doses nos idosos dentro dos carros, o que chamamos de drive-thru. Organizamos um espaço seguro e centralizado, tudo isso pensando na segurança e no conforto das pessoas. Não cessamos um dia no trabalho para combater a pandemia. Seguimos focados e integrados para ampliar as ações em todos os setores. Também estamos avançando na vacinação dos grupos prioritários, conforme as vacinas recebidas, mas na esperança de recebermos mais para conseguir chegar a todos os limoeirenses”, enfatizou o prefeito Orlando Jorge.
 
De acordo com a secretária de Saúde, Paloma Sonally, a orientação técnica do Estado divulgada no último sábado é no sentido de que todas as remessas de vacinas até então recebidas pelo município sejam canalizadas para primeira dose, diferente do que estava orientado anteriormente, quando deveriam ser reservadas também para segunda aplicação no prazo de 21 dias. Sendo assim – e também com a previsão da chegada de mais doses para Limoeiro nesta segunda – será possível avançar com mais um público.

“Estamos juntos na batalha contra o coronavírus. Os idosos devem evitar aglomeração quando vierem nos seus carros. Eles serão recebidos com toda uma estrutura para aplicação da primeira dose da vacina. As novas 1.280 doses serão destinadas aos idosos entre 70 e 74 anos. É importante destacar também que os idosos que não puderem comparecer via drive-thru, deverão comparecer a sua Unidade Básica de Saúde para aplicação da vacina. Aqueles que tiverem alguma dificuldade devem informar ao agente de saúde, e essa aplicação será no domicílio”, destacou Paloma.

Ainda dentro do grupo prioritário estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde estão os trabalhadores de saúde. Com relação a esse público, a coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) informou que o município já conseguiu avançar com a vacinação dos profissionais de psicologia, nutrição e farmácia. Para os profissionais da rede privada, o PNI tem solicitado os documentos necessários para comprovar a atividade e o vínculo com a clínica ou consultório onde trabalham, inclusive, a solicitação para aplicação da vacina em papel timbrado da empresa.

Na documentação apresentada pelo profissional de saúde do setor privado, no momento da vacinação na sala do PNI (Secretaria de Saúde), também deve constar a xerox da carteira do conselho ao qual esse profissional exerce. “Todos os profissionais da rede particular que estão sendo vacinados são profissionais elencados através de nota técnica e utilizando os critérios de maior para menor exposição ao novo coronavírus. Essa nota técnica tem sido o guia da nossa campanha de vacinação", explicou a coordenadora do PNI, Paula Karine.

Foto: Rafael Melo – Myphoto Press / Divulgação

Estrutura para realização do Drive-thru teve montagem iniciada entre o final da tarde e início da noite desse domingo (21).


Postar um comentário

0 Comentários