Header Ads Widget

Mulheres se destacam na produção audiovisual no Agreste pernambucano

Cada vez mais mulheres têm obtido destaque na produção audiovisual no Agreste pernambucano. Diretoras, roteiristas e produtoras locais têm levado o nome de Caruaru para festivais ao redor do mundo por meio da crescente produção de filmes.


A arte cinematográfica tem se estabelecido em Caruaru e a cidade tem tudo para se tornar, a médio prazo, um polo de produção audiovisual na região Nordeste. Diversos curtas-metragens têm conquistado prêmios e menções, mas no cinema ainda predomina a presença masculina. Para mudar essa realidade, trazendo mais igualdade no acesso e nos espaços, o próprio Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) tem estabelecido cotas e diversos festivais criado mostras exclusivas para cineastas mulheres.

Despontando e conquistando seu espaço, produtoras, cineastas e roteiristas se lançam no mercado mostrando o poder feminino. Exemplo disso é a diretora e roteirista caruaruense Eryka Vasconcelos que está em pós-produção de seu primeiro filme, o terror "O Último Aviso", gravado em Caruaru no mês de fevereiro. Outro nome de destaque é a coprodutora do Festival de Cinema de Caruaru, Jucineide Santos. O festival já vai em sua oitava edição, sendo realizado pela Ficções Audiovisual com seu companheiro, o realizador Edvaldo Santos. Nos bastidores, podemos ressaltar a atuação de Márcia Malagueta (produtora), Monique Oliveira (diretora de arte), Mary Queiroz (crítica de cinema), as diretoras Thais Braga, Geo Andrade, entre outras.

Foto: Diretora Eryka Vasconcelos e a produtora Jucineide Santos

Postar um comentário

0 Comentários