Header Ads Widget

Em Limoeiro, vacinação no formato drive-thru resulta em sucesso desde as primeiras horas



“Uma dose de esperança”. A frase da aposentada Antônia Lima, 72 anos, traduz o sentimento vivido pelos idosos do município de Limoeiro com idades entre 70 e 74 anos, os quais começaram a ser vacinados na tarde desta segunda-feira (22) contra a Covid-19. O momento também marcou a abertura do posto de vacinação no formato drive-thru, oferecendo mais uma opção na cidade com ampla estrutura montada pela prefeitura ao lado da Secretaria de Saúde.

Centenas de idosos dessa faixa etária foram imunizados com a primeira dose nessa nova fase da campanha de vacinação. O recente lote de vacinas Sinovac/Butantan (Coronavac) que chegou a Pernambuco durante o último fim de semana disponibilizou 1.280 unidades para Limoeiro. De acordo com nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), todas deverão ser aplicadas como primeira dose, diferente das fases anteriores, quando o quantitativo era dividido para as duas aplicações recomendadas.

Para o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, a população atendeu ao chamado para a vacinação drive-thru, o que colabora no avanço da imunização das pessoas. O gestor municipal acompanhou a abertura dos trabalhos e ressaltou o empenho das secretarias para combater a pandemia. “O trabalho e o esforço integrado dos servidores seguem diuturnamente. Vamos manter o ritmo e o foco para executar ações de controle, combate, prevenção e vacinação”, assegurou Orlando.

Nas redes sociais, a ação foi bastante elogiada pelos limoeirenses. Vindos dos bairros e comunidades rurais, os idosos aproveitaram a oportunidade da vacinação contra a Covid-19. O aposentado João Rufino de Santana, 73 anos, morador da Cohab Nova, foi com o filho taxista receber a primeira dose. "Vim me imunizar pra ver se alivia mais essa barra da doença", comentou. O senhor Luís Justino, 73 anos, morador do Sítio Carro de Telha, é mais um que acredita na eficiência da vacina. "Se Deus quiser ela vai acabar com essa doença", pontuou.  

E para quem não compareceu ao posto drive-thru no primeiro dia, a secretária de Saúde, Paloma Sonally, afirmou que o atendimento seguirá nesta terça-feira (23), das 8h30 às 16h. Ela também comemorou o resultado alcançado com o novo formato desde as primeiras horas da vacinação. “Está sendo um sucesso. A demanda tem sido muito grande, mas tem sido rápida. São quatro vacinadores atuando simultaneamente e os idosos estão seguindo todos os protocolos de segurança”, pontuou.

Quem optar pelo posto drive-thru deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Idosos a partir de 75 anos que ainda não foram vacinados também podem comparecer para aplicação da primeira dose. “A estratégia é de, ao invés de estarmos fazendo porta a porta no território deles, conseguirmos avançar bem mais rápido, porque o quantitativo de doses procurado está sendo enorme”, celebrou a secretária.

Ela ainda lembrou que na impossibilidade de ir ao posto montado ao lado da Secretaria de Saúde, o idoso ou familiar deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do território domiciliar, a partir desta terça, para agendar a aplicação no domicílio, como vem ocorrendo desde o começo da campanha. Como a vacina Coronavac tem um intervalo de 21 dias para aplicação da segunda dose, Sonally explicou que, ao completar o período, o idoso deve procurar a UBS do seu bairro para ser vacinado pela segunda e última dose.

Vacinômetro - Com o recebimento do novo lote de vacinas, Limoeiro chegou a um total de 6.906 doses recebidas, sendo 5.586 da Coronavac e 1.220 da AstraZeneca. Desse total, 3.915 pessoas já foram imunizados com a primeira dose: 988 trabalhadores de saúde, 2.917 idosos a partir de 70 anos e 10 residentes terapêuticos. Com a segunda aplicação, o município tem 557 vacinados - todos profissionais de saúde das áreas pública e privada.








Postar um comentário

0 Comentários