Header Ads Widget

Limoeiro organiza vacinação contra Covid-19 para idosos acima de 85 anos



No último dia 24 de janeiro, Pernambuco recebeu 84 mil doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e Universidade de Oxford contra a Covid-19. A quantidade recebida possibilitará o início da vacinação para os idosos a partir de 85 anos no estado.

O repasse dessas doses aos municípios pernambucanos, está previsto para acontecer no decorrer dessa semana, conforme a quantidade de habitantes nessa faixa etária em cada cidade. De acordo com a Secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, “devido à falta de imunobiológicos em quantidades suficientes, o estado de Pernambuco orientou iniciar a primeira fase, prioritariamente, com a vacinação dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate a Covid-19 e dos idosos acima de 85 anos. Limoeiro iniciou, no dia 19 de janeiro, a vacinação dos trabalhadores da saúde atuantes nessa linha de frente e posteriormente, iniciará a imunização dos idosos acima de 85 anos, conforme aquisição destas doses, que deverão chegar nos próximos dias”.

Ainda segundo Sonally, Limoeiro receberá 550 doses nessa nova remessa de vacinas. Esse número se soma às 473 doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela Sinovac e produzida no Brasil pelo Butantan, que já está sendo aplicada na cidade. No total, juntando as duas remessas, teremos 1023 doses para a população limoeirense, que em seu total, supera o número de 55 mil habitantes. 

Mais de 200 profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia, já foram vacinados no município em caráter prioritário. Os contemplados com a chegada da nova remessa de vacinas estão inseridos ainda na primeira fase do Plano de Imunização. Por conta da idade, eles deverão ter acesso à aplicação da vacina de forma facilitada. “As nossas equipes estão fazendo o levantamento da população maior de 85 anos vinculadas às Unidades Básicas de Saúde. Um frasco dessa vacina vem com dez doses e após aberto, essas doses devem ser utilizadas em até 6 horas. Por isso, para evitar desperdício e vacinar esse público com a devida atenção às suas peculiaridades, estamos nos organizando para aplicarmos a vacina à domicílio ou, caso o idoso deseje e possa se locomover, mediante agendamento prévio para grupos de 10 pacientes em seus respectivos Postos de Saúde”, finalizou a secretária.
 
Até a conclusão da primeira fase, com a chegada de mais doses da vacina, serão vacinados ainda todos os idosos com idade superior a 75 anos, conforme garantido no Plano Nacional de Imunização. A segunda e terceira fase da vacinação em Limoeiro, seguirão as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) e Ministério da Saúde (MS). Essa programação está sujeita a ajustes, dependendo das pactuações e normativas liberadas pelo MS e SES/PE.

Confira o Podcast desta matéria

Postar um comentário

0 Comentários