Header Ads Widget

Limoeiro ofertará duas opções para vacinação de idosos com AstraZeneca



Das 84 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford enviadas a Pernambuco, 550 estão reservadas para o município de Limoeiro. De acordo com pactuação feita pelo Governo do Estado com as secretarias municipais de Saúde, durante reunião realizada nessa segunda (25), as doses deste primeiro lote serão exclusivas para idosos com mais de 85 anos de idade. A previsão é de que as vacinas cheguem aos municípios nesta quarta (27). Em entrevista concedida à Rádio Jornal Limoeiro, a secretária de Saúde, Paloma Sonally, disse que o público-alvo terá duas opções para tomar a primeira dose.


"Todo idoso que está inserido no território da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, a equipe estará fazendo essa vacinação, a priori, no domicílio, até por questão de segurança e para os idosos não estarem se expondo, ou através de agendamento. A equipe de Saúde da Família fará o agendamento e estará organizando o dia e o horário se ele estiver disponível para ir pra unidade. Caso ele não possa ir, essa vacinação também será realizada no próprio domicílio", explicou Paloma. Ela também afirmou que todas as equipes da Atenção Básicas estão capacitadas para o início da vacinação.

A secretária disse que as 550 doses enviadas ao município serão aplicadas na mesma quantidade de idosos, diferente da CoronaVac, onde o número recebido foi dividido para duas aplicações. "Essa vacina (AstraZeneca) é um outro fabricante. Também são duas doses, mas qual é a diferença? A segunda tem um intervalo de tempo maior. Então, se o idoso tomou a vacina hoje, a próxima pode ser até 90 dias depois", explicou Sonally. Com o intervalo maior para a segunda aplicação, os estados acreditam que dentro de três meses novas vacinas serão adquiridas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Governo do Estado, a decisão de vacinar inicialmente os idosos ocorre por conta da taxa de mortalidade por Covid-19. Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que essa população significa 15% das mortes registradas em Pernambuco. Outro dado apresentado pela SES, diz que entre as pessoas com mais de 85 anos que contraíram o novo coronavírus, aproximadamente 66% não resistiram as complicações e morreram. Desde o começo da pandemia, mais de 10 mil vidas foram perdidas por causa da doença somente no Estado.

Blog do Agreste

Postar um comentário

0 Comentários