Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Feiras orgânicas recebem caixas plásticas para melhorar a logística e o armazenamento de alimentos




O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), iniciou nesta quarta-feira (6) a entrega de 1.600 caixas plásticas (galeias) para armazenamento de alimentos, sobretudo hortifrutis, às feiras orgânicas e agroecológicas do Estado. Ao todo, serão beneficiadas nesta etapa mais de 20 feiras, com a entrega de 10 caixas por família de agricultores e agricultoras, fortalecendo o processo de comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar de base orgânica/agroecológica do Estado.   A ação é desenvolvida no âmbito do Programa Circuito Pernambuco Orgânico, que tem como objetivo facilitar a vida dos agricultores e agricultoras que participam dessas feiras em todo o estado. 

Além da distribuição das caixas e outros equipamentos, a SDA vem atuando, junto com as Organizações Sociais (OSs) e Organizações Não-Governamentais (ONGs) que apoiam a agricultura familiar, para fortalecer esses espaços de comercialização, seja através da requalificação das feiras já existentes ou do incentivo à criação de novas nas cidades que ainda não contam com esse equipamento.   De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, o Circuito Pernambuco Orgânico, lançado em julho de 2019, tem como meta o fortalecimento da agricultura familiar de base orgânica. “Com o Circuito, estamos trabalhando para ajudar a consolidar a agricultura familiar de base orgânica, desde o plantio até a comercialização, e incentivando a criação de novas feiras para aproximar os produtores e produtoras desses alimentos de potenciais consumidores”, detalhou.  

Atualmente, Pernambuco conta com 121 feiras orgânicas/agroecológicas distribuídas do litoral ao Sertão, sendo hoje o Estado com a maior rede desses espaços em todo o Nordeste e o segundo do País, atrás apenas de São Paulo. Entre os agricultores, 1.030 estão registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, mantido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  

Postar um comentário

0 Comentários