Header Ads Widget

FGTS 2021: novo saque emergencial será liberado pelo governo



Uma nova rodada de saque emergencial do FGTS em 2021 está sendo estudada pelo governo federal. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a equipe econômica de Jair Bolsonaro está planejando um conjunto de medidas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no próximo ano, sem prorrogar o Auxílio Emergencial. Entre elas, estaria a liberação de mais um saque emergencial de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), como já foi feito em 2020.

Saídas como a antecipação de benefícios são formas do governo garantir amparo à população nesse momento de crise sanitária sem comprometer as contas públicas.  Com o fim do Auxílio Emergencial, milhões de brasileiros ficarão sem suporte financeiro a partir de janeiro de 2021. Na visão do presidente da República Jair Bolsonaro, a pandemia do coronavírus já está "de partida do Brasil", argumento utilizado por ele para justificar a descontinuidade do pagamento do benefício no ano que vem. Mesmo sem reconhecer uma possível segunda onda de contaminação em andamento o ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que sua equipe está preparada para agir.

"Se houver uma evidência empírica, o Brasil tiver de novo mil mortes, tiver uma segunda onda efetivamente, nós já sabemos como reagir, já sabemos os programas que funcionaram melhor", afirmou.  Segundo fonte da equipe econômica em entrevista à Folha, existe a possibilidade do governo liberar mais uma rodada de saque do FGTS sem comprometer a sustentabilidade do Fundo. A equipe deve aguardar a virada do ano para analisar o cenário econômico e então anunciar as medidas em janeiro.  

Ache Concurso

Postar um comentário

0 Comentários