Header Ads Widget

MPPE é destaque na maior premiação do Setor Judiciário (Expojud): 1º dentre os MPs do Brasil na categoria Liderança Exponencial e 1º na categoria Enfrentamento da Crise



O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), por meio do seu procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, recebeu na noite de hoje, 13, a premiação de primeiro lugar entre as unidades do Ministério Público brasileiro na categoria Liderança Exponencial e em primeiro lugar geral na categoria Enfrentamento da Crise. A categoria Liderança Exponencial teve como objetivo reconhecer líderes com atitude empreendedora dentro das instituições. Destina-se aos líderes que idealizaram e  promoveram projetos de inovação diferenciados e fizeram a diferença para a Justiça.

Já a categoria Enfrentamento da Crise avaliou as iniciativas de implementação de tecnologias e inovações para o enfrentamento da crise causada pela Covid-19 (Sars-CoV-2), que gerou a mudança no sistema de prestação de serviços, desenvolvimento de atividades presenciais e adaptação ao teletrabalho. O prêmio levou em consideração, ainda, a atuação do MPPE na atual situação de crise em saúde pública pela trajetória diferenciada e consistente de liderança. A recepção das premiações é mais um reconhecimento pelo trabalho transformador que vem sendo conduzido pela organização diante de todo o sistema de Justiça brasileiro. Elas foram entregues virtualmente e é uma iniciativa do Judiciário Exponencial, com apoio da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) e mais de 200 órgãos participantes. 

“Quero agradecer a todos pela votação e também aos demais colegas participantes. Iniciamos em 2017 um grande ciclo de grandes mudanças do Ministério Público de Pernambuco. Éramos o 27º colocado em transparência, hoje, estamos na primeira colocação. Éramos um MP analógico e, hoje, estamos caminhando para nos tornarmos um MP completamente digital e que investe em inovação. Na sociedade conectada em que vivemos é essencial mudarmos o nosso mindset para termos os resultados que o povo espera de nós”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, durante o anúncio da premiação. Dentre os classificados finalistas do MP Brasileiro, estavam o PGJ do Rio de Janeiro, Dr. Eduardo Gussem, e o PGJ de Santa Catarina, Dr. Fernando Comin.

“É insanidade fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Por isso, no MPPE, estamos sempre procurando pensar fora da caixa e fora da nossa zona de conforto. Não há outra forma de evoluir sem trabalhar com tecnologia de ponta”, disse ele, que atribuiu aos demais membros e a todos os servidores a vitória alcançada pela organização. “Conseguimos fazer essa mudança com um trabalho cooperativo e com a participação de membros e servidores que fazem o dia a dia do MPPE. Principalmente da equipe de tecnologia que vem se esforçando na transformação digital do modelo de atuação da instituição para atender às necessidades de uma nova sociedade conectada, viabilizando a transformação do MPPE em uma organização exponencial”, disse Dirceu Barros.

MPLABs - O Laboratório de Inovação foi o primeiro colocado do Prêmio Liderança Exponencial na categoria Enfrentamento da Crise, sendo reconhecido como a iniciativa mais inovadora de implementação de tecnologia e inovação para o enfrentamento da Covid-19 (Sars-CoV-2), que gerou a mudança no sistema de prestação de serviços, desenvolvimento de atividades presenciais e adaptação ao teletrabalho. "Fizemos um esforço conjunto com outros entes públicos, expandindo a atuação do Ministério Público, indo além das demandas judiciais e extrajudiciais da pandemia, que são essenciais, e desenvolvendo ações que ajudaram e estão ajudando o cidadão em seu dia a dia. Recebemos contribuição de diversas iniciativas de todo o País, essas soluções tiveram e estão tendo um grande impacto transformador. Queremos, podemos e virar o jogo nesse processo de contaminação, tanto que Pernambuco foi um dos Estados com menor índice de contágio, reduzindo a curva muito rápido", disse o secretário de Tecnologia e Inovação do MPPE, Antônio Rolemberg.

Para a premiação, foi apresentado o Desafio Covid-19, uma iniciativa do MPPE, por meio do MPLabs, com o Porto Digital e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). A ação fez uso da inovação aberta e buscou minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O impacto desejado foi alcançado, com o desenvolvimento de soluções que buscaram diminuir a velocidade do contágio possibilitando que o número de infectados graves com necessidades de internação esteja dentro da capacidade operacional do sistema de saúde. Durante a realização do Desafio foram submetidas 543 ideias, com a seleção inicial de 71 soluções e aprovação de oito delas. As submissões foram realizadas por profissionais de todo o País, sendo 321 de Pernambuco, 29 da Paraíba e 28 de São Paulo, para citar os três principais.

Postar um comentário

0 Comentários