Header Ads Widget

Gripe, alergia ou resfriados? Você sabe a diferença?



Com a oscilação das temperaturas, gripes, resfriados e alergias são as principais doenças respiratórias que atingem a população. Sintomas como coriza, espirros e obstrução nasal são problemas de saúde comuns, e muitas vezes confundem as pessoas pela incerteza do diagnóstico, levando muitas vezes a erros e prejuízos clínicos por automedicação. 

Segundo o clínico geral e pediatra do Sistema Hapvida, Maurício Cavalcante, a alergia respiratória se caracteriza por coriza, espirros, tosse, coceira no nariz e obstrução nasal, cursando normalmente sem febre. Já o resfriado e a gripe possuem causa infecciosa, normalmente provocando febre e queda do estado geral do paciente.

“O resfriado comum é causado principalmente pelo rinovírus, mas também pode ser causado por adenoviroses, enteroviroses, dentre outras etiologias. A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus da influenza. Causa febre alta, queda importante do estado geral, mialgia (dor muscular), adinamia (fraqueza muscular), e provoca quadro mais grave que o do resfriado comum”, destaca Maurício Cavalcante.


Algumas complicações podem estar associadas às alergias, resfriados e gripes. A congestão nasal e edema inflamatório da via aérea superior pode dificultar a drenagem de secreções, e viabilizar a ocorrência de sinusite, que é a inflamação da mucosa dos seios da face. Esses seios são as cavidades na face que produzem dor local e cefaléia, a dor de cabeça, quando ficam inflamados. Outros sintomas são a bronquite e a pneumonia, que muitas vezes se associam ao resfriado e à gripe, agravando o quadro do paciente.

Mas o especialista ressalta que apenas um médico pode fazer a correta diferenciação das doenças e o tratamento adequado. “É preciso estudar cada caso e ter atenção aos sintomas para prescrever a medicação específica de acordo com cada tratamento. Por isso, reforçamos que evitem sempre a automedicação”, pontua.

Alergia

É preciso ter atenção e cuidados com ambiente para evitar o aparecimento de alérgenos. Maurício Cavalcante explica que uma das principais causas de alergia respiratória é a poeira domiciliar, que é formada por uma mistura de materiais orgânicos e não orgânicos como ácaros, insetos, pelo de animais, fungos (os microorganismos contidos no mofo), polens, restos alimentares, descamação de pele humana, lã, penas, fibras de tecidos e bactérias. “Os ácaros da poeira doméstica no Brasil são os alérgenos mais importantes que provocam as alergias respiratórias. A alergia a mofo é provocada por fungos, e estima-se que 3% a 10% de adultos e crianças no mundo todo são afetados por doenças alérgicas fúngicas”, diz.

 
Veja algumas dicas elencadas pelo especialista:


- Observe se há alguma situação que favoreça a umidade em casa, como infiltrações e vazamentos;

- Mantenha boa drenagem de água na casa e ao redor dela;

- Remova (nunca o alérgico) o mofo de superfícies visíveis. Faça uma boa manutenção e limpeza de ar condicionado periodicamente;

- Remova plantas (ex: samambaia, árvore da felicidade, etc) que possam estar favorecendo a proliferação de fungos;

- Mantenha boa iluminação e ventilação da casa;

- Utilize capas de colchões e travesseiros impermeáveis, pois evitam a penetração de umidade e o desenvolvimento de ácaros e fungos;

- Retire as roupas que ficam guardadas muito tempo, lavando-as e colocando-as ao sol antes de usar;

- Evite deixar toalhas molhadas no banheiro, pois facilitam a proliferação de fungos.

Postar um comentário

0 Comentários