Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Comemorações marcam festa dos 92 anos de emancipação política de Orobó




Seguem até o próximo dia 11 de setembro as homenagens que marcam a passagem de 92 anos de emancipação política de Orobó, agreste de Pernambuco, localizada cerca de 116km da capital. A festa marca a independência política do município com a Semana da Cultura, que acontece desde o dia 1 de setembro e tem em sua programação várias atividades que destacam ações realizadas no município. 

Entre os eventos programados, estão: queima de fogos, alvorada festiva, exibição de vídeos sobre a história de Orobó, inauguração de obras de infraestrutura e abastecimento de água e até a eleição on line do mister e miss emancipação política. A prefeitura de Orobó, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes informa que adotou todas as precauções necessárias para manter o distanciamento social e prevenir a aglomeração pública nos locais do evento.

 “Em virtude da pandemia, limitamos a participação de pessoas nos locais e o tempo de duração de cada ato. Também distribuímos máscaras e álcool em gel para as pessoas e organizamos o consumo de comida no local”, explicou o secretario de Ação Social Breno Aguiar. 

História

A ocupação inicial de Orobó deu-se por povoadores vindos de Paudalho, onde se instalaram aos arredores de um bebedouro de animais, dando assim o primeiro nome ao lugar de Olho d, água das Bestas.  

Para desenvolver a agricultura iniciaram as queimadas às canas de açúcar, que era uma das principais atividades econômicas da época. Após muito tempo a localidade passou a ser distrito recebendo o nome de Queimadas.

Até então o local pertencia ao Município de Bom Jardim, mas em 1928, o governador Estácio Coimbra elevou a pequena vila à categoria de cidade. Em 1938 o município passou a denominar-se “Orobó”, devido à existência de outro município na Bahia com o nome de Queimadas. Orobó é o nome de um riacho, afluente do Rio Tracunhaém, que corta o município no sentido oeste-leste. O primeiro prefeito de Orobó foi o Coronel Abílio de Souza Barbosa.

Atualmente, Orobó tem aproximadamente 25 mil habitantes, onde 70% da sua população vive na zona rural. O município está pelo 5°ano consecutivo entre os dez melhores no quesito de educação no Estado de Pernambuco.

Postar um comentário

0 Comentários