Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Após vazamento, tema secreto do Windows XP inspirado no Mac é descoberto




O Windows XP tem um dos visuais mais icônicos da história da computação pessoal, mas por pouco ele não tomou um rumo bem diferente. O vazamento do código-fonte do sistema operacional desta sexta-feira (25) permitiu uma análise minuciosa que descobriu um tema secreto que parece pegar emprestada uma parte da identidade visual dos Macs da época. Como nota o site The Verge, o tema é chamado de "Candy". Ele parece ter sido usado apenas nas etapas iniciais do desenvolvimento do Windows XP e está incompleto. No entanto, alguns elementos são obviamente bastante inspirados no Mac OS, e o mais gritante deles são os botões do sistema, que adotam um formato de pílula translúcida tridimensional, inspirado na interface "Aqua" revelada pela Apple em 2000, como você pode ver na imagem abaixo.

A utilização desses elementos inspirados no Mac OS parece ter sido apenas temporária, enquanto a empresa não desenvolvia seu tema próprio para o Windows XP. Posteriormente, os desenvolvedores criaram a interface que se tornou icônica, com uso acentuado de tons verdes e azuis. O tema final ficou conhecido como "Luna". Um indício claro de que a Microsoft nunca teve a intenção de utilizar esses elementos inspirados no Mac é o fato de que o próprio código diz que o tema era voltado "apenas para uso interno".

A revelação é ainda mais interessante quando se lembra do momento do mercado de computadores na virada do século. Apple e Microsoft viviam uma época de rivalidade acirrada, que chegou a culminar com uma clássica campanha publicitária "Mac vs PC", na qual a Apple posava como uma alternativa jovem, moderna e segura, enquanto o PC era um homem de meia-idade usando terno, representando o "atraso" do Windows, sempre destacando uma falha do sistema. A campanha atacava, principalmente, o Windows Vista.

Olhar Digital

Postar um comentário

0 Comentários