Header Ads Widget

Parceria da ASA com prefeituras torna o Carnaval mais sustentável



Uma parceria entre a ASA Indústria e as prefeituras de Recife e Olinda está tornando o Carnaval mais sustentável. A união acontece em torno do Programa Mundo Limpo, Vida Melhor, desenvolvido pela ASA, que tem como objetivo reciclar óleo de cozinha e que vai disponibilizar coletores para depósito do resíduo durante o período de Momo. No Recife, os depósitos estarão sendo utilizados pelos comerciantes da Arena Gastronômica, no Bairro do Recife. Em Olinda, estarão servindo aos venderes de pontos como a Praça do Carmo e a Praça do Food Truck.

“Essa parceria com a ASA já existe há seis anos e é uma ação importante para a sustentabilidade. Todos os comerciantes que atuam na Arena Gastronômica são instruídos para depositar o óleo usado nos coletores do programa”, diz Ayrton Lapa, gerente de Eventos da Secretaria de Turismo do Recife.

Em Olinda, os comerciantes que utilizam os coletores de óleo preenchem um formulário se comprometendo a participar da ação. “O óleo polui muito o meio ambiente e a nossa intenção é evitar poluentes no Carnaval. Neste quarto ano de parceria vamos tentar chegar também ao Alto da Sé”, destaca Evodia Rosa, chefe de Metodologia da Secretaria de Meio Ambiente.

O Mundo Limpo Vida Melhor nasceu em 2008, como um projeto para suprir a falta de borra de soja, uma matéria prima do processo de fabricação de sabão em barra Bem-te-vi, que faz 90 anos em 2020. O Grupo ASA criou então um projeto de Coleta de Óleo de Fritura para reciclar e substituir a borra de soja.

A Educação se tornou o maior legado deste programa, com mais de 350 instituições de ensino parceiras e mais de 140 mil pessoas sensibilizadas em 11 anos. Nesse período, foram instalados mais de 500 Pontos de Entrega Voluntária, em 47 municípios do estado de Pernambuco, incluindo o distrito de Fernando de Noronha.

O programa Mundo Limpo já retirou 8,5 milhões de litros de óleo do meio ambiente, ajudando a preservar 170 bilhões de litros de água. O Mundo Limpo também tem um caráter social, pois contribui com o IMIP, através da Fundação Alice Figueira. Entre os prêmios conquistados pela iniciativa estão os da Fiepe, CPRH, Crea, e o Prêmio Minerva de Inteligência, recebido em dezembro do ano passado.

Postar um comentário

0 Comentários