Propaganda

Últimas Notícias

Conheça melhor a linhaça, suas propriedades e benefícios




Uma semente que pode estar presente desde o café da manhã até o jantar, passando pelo lanche da tarde, e que confere sabor de diferentes formas a diversas receitas. Não é de se estranhar que a linhaça tenha ganhado espaço nos mercados e, cada vez mais, na mesa dos brasileiros. Rica em fibras, ela pode ser usada como complemento funcional em vitaminas, como farinha em bolos ou como óleo para temperar saladas. Com toda sua versatilidade, motivos não faltam para incluir a semente, seja dourada ou marrom, e todos os benefícios da linhaça na sua rotina alimentar e ter mais saúde.
Mas o que é a linhaça?

É uma semente originária do linho, utilizado desde o Egito Antigo na confecção de tecidos e na fabricação de cordas. Mas o grande valor deste produto se concentra mesmo é na semente. O alimento, além de saboroso, possui uma grande quantidade de nutrientes que são benéficos para o funcionamento do corpo e que auxiliam na prevenção de doenças.

Quais os nutrientes da linhaça? A semente de linhaça reúne uma série de nutrientes importantes para o corpo e tem como destaque a sua riqueza nos ácidos graxos ômega 3 e 6. Como eles ajudam no controle do colesterol e dos triglicérides, são bons aliados no combate a doenças cardiovasculares. Além disso, a linhaça é rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas C, E e do complexo B.

Por que a linhaça é considerada um alimento funcional? Exatamente por conta dos nutrientes citados acima. A denominação “funcional” é dada para alimentos que não apenas nutrem, como também exercem importantes papéis no bom funcionamento do organismo. No caso da linhaça, ao inserir a semente em sua rotina alimentar, ela o ajudará no controle dos níveis de açúcar no sangue, a reduzir o colesterol ruim, a fortalecer o sistema imunológico e, inclusive, a prevenir alguns tipos de câncer. Mas é claro que o consumo da semente não é suficiente. Ela tem de estar atrelada a uma dieta saudável e à prática de atividades físicas.

A linhaça ajuda a emagrecer? É preciso ter um cuidado especial em relação a essa ideia de que determinado alimento pode ter papel determinante na perda de peso. Nenhum produto por si só tem esse poder de emagrecer alguém. No entanto, alguns de seus componentes podem ajudar nesse processo. No caso da linhaça, o alto índice de fibras fazem com que haja uma liberação de glicose de forma mais lenta no sangue, o que evita os picos glicêmicos. Com isso, há um menor acúmulo de gordura no corpo, além do prolongamento da sensação de saciedade. O resultado disso é que a pessoa acaba comendo menos. E mais: a linhaça ajuda no bom funcionamento do intestino e contribui para a eliminação de gorduras e toxinas do corpo.

Mas vale dizer: de nada resolve consumir a linhaça e, ao mesmo tempo, ingerir outros alimentos ricos em açúcar e gordura ruim. O segredo para a perda de peso é apenas um: investir em uma alimentação saudável e se exercitar sempre.

Qual a melhor forma de comer semente de linhaça? A casca dos grãos da linhaça é feita de celulose, o que faz com que ela não seja digerida pelo intestino. Por isso, não é ideal consumi-la dessa forma. O melhor é ingerir o alimento triturado. Você pode fazer isso no liquidificar ou processador e armazenar na geladeira por até 24 horas — mais do que isso ela poderá perder os nutrientes. Você pode acrescentar a linhaça em sucos, vitaminas, iogurtes ou comer com frutas. Outra alternativa é usar como ingrediente naquele bolo ou torta no lanche da tarde. A versatilidade da semente é tanta que vale ainda usar na preparação de sopas, feijão, quibe e molho pesto.
benefícios da linhaça

Quanto se deve consumir diariamente de linhaça? Para sentir os benefícios da linhaça, é importante que seu consumo seja regular e que ela esteja presente na rotina alimentar diária. No entanto, é preciso moderação. Por ser rica em fibras, o consumo excessivo da semente pode causar problemas como constipação. Segundo os nutricionistas, o consumo diário da linhaça não deve passar de 10 gramas, o equivalente a uma colher de sopa, que soma aproximadamente 70 calorias.

Jasmine Alimentos



https://www.jasminealimentos.com/wikinatural/beneficios-da-linhaca-como-utilizar-a-semente-e-a-diferenca-entre-a-dourada-e-a-marrom/

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.