Header Ads Widget

2° Festival de Cinema leva a magia da sétima arte a Carpina




No período de 25 a 30 de Novembro a cidade de Carpina realiza o 2º Festival de Cinema com o tema “o cinema, o encontro de todas as artes”. A programação diversificada e inclusiva contempla além da exibição dos filmes, oficinas, apresentações culturais e mini palestras. O evento acontece no Shopping Carpina e recebe o público em geral com atividades gratuitas.  O 2° Festival de Cinema de Carpina (CINECAR) é um evento sazonal de cinema e durante os seis dias acontece uma competição de filmes de longas e curtas-metragens de vários lugares do Brasil, que disputarão a premiação nas categorias de melhor: ator, atriz, roteiro, direção, filme e fotografia. Os vencedores serão contemplados na cerimônia de encerramento com o troféu “O Carpinteiro”, confeccionado pelo artesão carpinense Miro dos Bonecos. Destaque para a da premiação exclusiva aos filmes produzidos na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e também a premiação geral, com a inclusão da categoria melhor fotografia. Para a cerimônia de encerramento o filme convidado é “Open Drive” do diretor carpinense Cleiton Melo. O 2º CINECAR homenageia a cineasta e jornalista Clara Angélica, de Recife, e o jornalista e radialista Ramos Silva, de Carpina.


A abertura acontece no dia 25, às 19hs, e conta com a apresentação do Bloco Lira de Carpina, dança com o coreografo e bailarino Christain Douglas e show com a cantora Thalita. No período de 26 a 29 o evento conta diariamente com duas sessões. Sendo uma das 14h às 17h com exibições para os alunos da rede pública municipal e particular de ensino e outra à noite, das 19h às 22h, com filmes de longas e curtas metragens com exposições de arte e outras atividades abertas ao público em geral.  À tarde a programação está dentro da classificação indicativa, com temas relevantes, através de um trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação do Município de Carpina. Um dos destaques é a participação do projeto ambiental Reflorestando Carpina que vai promover mini- palestras com informações sobre o lixo, a preservação, o respeito ao meio ambiente e a importância do plantio de árvores. O grupo ainda realizará a distribuição de sementes e mudas.  O festival em sua segunda versão traz como novidade debates relevantes dentro de suas atividades, junto a instituições importantes como a Ordem dos Advogados do Brasil- Subseccional Carpina (OAB-Carpina), trazendo para o evento um ambiente de articulação ao fomento ao segmento cultural.

Outro diferencial do 2º CINECAR é a inclusão social através da participação da Associação dos Amigos da Melhor Idade (AMIC) e Associação da Pessoa com Deficiência de Carpina para acompanhar as exibições.  A escolha das produções para a mostra foi realizada por uma curadoria formada pelos cineastas André Pina(Carpina), Lula Magalhães, (Recife) Daniel Abrew, (Fortaleza) e Ivann Willig Rio de janeiro. A equipe julgadora para a premiação com o Trofeu o Carpinteiro é composta por Christian Farias, David Massena e Clarissa Kushnir.  O 2º Festival de Cinema do Carpina conta com o patrocínio da Prefeitura de Carpina, Governo de Pernambuco através da FUNDARPE e da Secretaria Estadual de Cultura, além da parceria da CEPE- Companhia Editora de Pernambuco, Christian Farias, Treloso e Empetur e uma realização do Shopping Carpina, Uninassau- Grupo Ser Educacional e Balão de Imagens.

Homenageados- O jornalista e radialista Ramos Silva nasceu em Carpina e possui 50 anos de profissão. Iniciou sua atuação na imprensa pernambucana na Rádio Planalto de Carpina. Ttambém atuou em emissoras como Globo, Clube e Jornal, em Recife, onde atualmente faz uma participação especial, repassando informações da Mata Norte, durante o Programa Super Manhã, apresentado por Geraldo Freire.  Além, das Rádios Naza FM, em Nazaré da Mata e da Rádio Integração FM, de Surubim.  Ramos Silva atuou também na extinta Tv Tupi Canal 6. Gravou dois LPs pela RCA, em parceria com Heleno Francisco da Silva (Coronel Caruá). Compôs também textos humorísticos, além de músicas que marcaram época com o pseudônimo artístico Altenes. O comunicador é fundador do Jornal Voz do Planalto que conquistou espaço e credibilidade, em 19 anos de circulação interruptos, em todas as regiões do Estado. Apresenta o Programa Voz do Planalto. Ramos Silva é membro do Sindicato dos Jornalistas e dos Radialistas de Pernambuco e vice- presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), membro da União Carpinense de Escritores e Artistas e autor de livros como “Boca de Forno” e “Voz do Planalto 10 anos de história”.


Ramos é um dos realizadores do Projeto Literário “Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco”, juntamente com a produtora cultural Silene Floro.  A recifense Clara Angélica é formada em Jornalismo (UNICAP), é professora, produtora e administradora cultural. Tem importantes contribuições para o cinema com trabalhos reconhecidos. Realizou o roteiro da obra não seriada de longa- metragem de ficção “Iberê, Segundo Paulo”, componente da carteira de projetos do Núcleo Criativo “Modelo Coletivo”, roteirista para o projeto denominado “Fora de rota”, trabalhou na coordenação geral da TV Brasil/ TVU com o Som na Rural e no “Pernambuco Tocando Duda- Pra Ver, Ouvir, Dançar e Cantar”.  A jornalista realizou o roteiro e direção de “Simião Martiniano, o Camelô do Cinema”, “40 dias”, “Sagrado x Profano, em Olinda”, “Caçador de Assombrações”, “Vida e obra do escritor Raimundo Carrero”, “Olhares Sobre Lilith” e “Cristina, Estrela da Vida Inteira. Clara Angélica assumiu a direção geral e artística do I, II, III e IV Recifest- Festival de Cinema da Diversdade Sexual e de Gênero e da I e II Mostra de Cinema da Mata- Curta a Palavra. Trabalhou ainda como coordenadora de produção do I e II Festiva Internacional Brasil Stop Motion e foi idealizadora, diretora e roteirista do programa Curta Pernambuco (TVU- UFPE/ TV Brasil). Como escritora publicou o livro de poesia “Ai, Recife” e para crianças “Sete poemas para sete amores” e “Tintim por tintim – um palhaço se faz assim”. 

Abaixo segue a lista dos longas-metragens da programação indicados
para a premiação do Trofeu O Carpinteiro:

Melhor Filme:
O Abajour
Janelas
Rebento

Melhor Direção:
André Morais - Rebento
Lucas Marques – Janelas
Marcos Gomes- O Abajour

Melhor Ator:
Alex Reis - O Abajour
Fernando Teixeira - Rebento
Matheus Prestes - Trabalho Sujo

Melhor Atriz:
Ingrid Trigueiro - Rebento
Zezita Matos - Rebento
Marina Azze - Janelas
Vitória Raciane – Janelas
Melhor Roteiro:
O Abajour
Janelas
Rebento

Melhor Fotografia:
O Abajou
Janelas
Rebento
CONFIRA PROGRAMAÇÃO GERAL DO 2° FESTIVAL DE CINEMA DE CARPINA
TERÇA- FEIRA (26/11)

CURTAS-METRAGENS
1º SESSÃO 19h00 | Shopping Carpina
“Riscado Pela Memória”. DF/ 19’16”
“O Lapis” 3’35” / PE.
”O Covarde” 10’23” /PE.
“Mucunã” 15’22”/ PE.

LONGA-METRAGEM

2°SESSÃO

20h10 | Shopping Carpina
“O Abajour” 76’35”

QUARTA-FEIRA (27/11)

CURTAS-METRAGENS

1°SESSÃO

19h00 | Shopping Carpina
“Seu Amor Ainda È Tudo. 17’01”/SP
“Bodas”. 12’00’/ RJ
“Um Corpo Feminino” 19’00” /RS

LONGA-METRAGEM

2°SESSÃO

20h10 | Shopping Carpina
“Janelas” 01’36”10

QUINTA-FEIRA (28/11)
CURTAS-METRAGENS

1°SESSÃO


19h00 | Shopping Carpina
“Besta-Fera” 19’00” /AL
“DragNostra” 13’00”/MT
“Amor Só de Mãe 23’00”/SP

LONGA-METRAGEM
2°SESSÃO
20h10 | Shopping Carpina
“Rebento” 97’00”

SEXTA-FEIRA (29/11)

CURTAS-METRAGENS

1°SESSÃO
19h00 | Shopping Carpina
“A Elipse do Tempo” 14’/ /RJ
“A Mesa do Deserto” 13’/ES
“Aquelas Mulheres de Farda” 25’ /RJ

LONGA-METRAGEM
2°SESSÃO

20h10 | Shopping Carpina
“Trabalho Sujo” 86’ /SP


SÁBADO (30/11)


LONGA-METRAGEM
Filme convidado Open Drive (Cleiton Melo- Carpina), cerimônia de encerramento.

Serviço:

2º FESTIVAL DE CINEMA DE CARPINA
Data: 25 a 30 de Novembro de 2019
Local: Shopping Carpina
Horário: 14h às 17hs // 19h às 22hs



Postar um comentário

0 Comentários