Header Ads Widget

Óleo invade praia dos Carneiros, em Pernambuco, e deve chegar a Porto de Galinhas


Algumas das praias mais belas do Nordeste amanheceram cheias de óleo nesta sexta-feira. Carneiros, em Tamandaré, um dos cartões-postais de Pernambuco, foi tomada pelas manchas de óleo denso. Voluntários fizeram mutirões para limpar a areia. O biólogo marinho Clemente Coelho, presidente do Instituto BiomaBrasil, disse que as manchas voltaram a chegar com intensidade ao litoral de Pernambuco e Alagoas, na maré desta sexta. A Costa dos Corais entre os dois estados foi atingida, assim como a paradisíaca Maragogi, em Alagoas.


— A mancha deve atingido uma área muito grande no oceano e derivou para o Sul trazendo óleo mais concentrado. Ele está bem denso, mais grosso — explica o especialista, que acompanha desde o início de setembro o desastre, o maior com petróleo em extensão do Brasil. A maré levou o óleo para dentro dos rios Una e Formoso, onde há importantes manguezais, e há temor que atinja ainda hoje Porto de Galinhas.


Coelho está em campo com voluntários, que tentam não apenas limpar a areia, mas sobretudo impedir danos nos manguezais, essenciais para a reprodução de peixes, crustáceos e moluscos e dois quais dependem a pesca na região. Em São Josá da Coroa Grande, em Pernambuco, os recifes de corais foram atingidos pelo petróleo, mas não se sabe ainda a extensão dos danos.

App Google Notícias / O Globo

Postar um comentário

0 Comentários