Propaganda

Últimas Notícias

Google diz ter chegado a feito histórico com computador quântico


O Google pode ter atingido um momento histórico na computação, capaz de revolucionar a forma como computadores operam. A empresa teria atingido supremacia quântica. Ou seja, um de seus computadores quânticos foi capaz de realizar uma operação matemática impossível de ser feita com uma máquina tradicional, o que poderia revolucionar áreas como inteligência artificial e o desenvolvimento de medicamentos. Na computação clássica, usadas por PCs e smartphones atuais, toda e qualquer informação é armazenada ou processada na forma de bits – que podem ser representados por 0 ou 1. Mas, na quântica, os chamados qubits, ou bits quânticos, podem assumir inúmeros estados entre 0 e 1, num fenômeno chamado superposição. Isso aumenta exponencialmente a quantidade de informação que pode ser processada. 

Enquanto um par de de bits tradicionais expressa um tipo de informação de cada vez, os dois bits quânticos expressam quatro estados ao mesmo tempo - 300 qubits expressam um número de estados maior do que o número de átomos do universo. A história foi reportada primeiro pelo jornal Financial Times na sexta, 20, que percebeu que a pesquisa do Google apareceu no site da Nasa, mas foi removido na sequência. O Estadão apurou que o documento foi colocado no site por engano, pois o Google planeja que o anúncio oficial aconteça em outubro, na capa de uma conhecida publicação de ciência. A reportagem do Times teria conseguido manter uma cópia do documento, a mesma que o Estadão também teve acesso. O estudo do Google aconteceu num teste específico e bem técnico. O chip quântico, batizado de Sycamore, teria sido capaz de entender em três minutos e vinte segundos o funcionamento de um gerador de números aleatórios, o que demoraria 10 mil anos para ser feito pelo mais potente computador tradicional do mundo, o Summit, da IBM.

Estadão

https://link.estadao.com.br/noticias/geral,10-mil-anos-em-3-minutos-google-chegou-a-marca-historica-com-computador-quantico-diz-jornal,70003021493

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.