Propaganda

Últimas Notícias

Autor que peitou a Globo deixa a Record após geladeira: 'Cinco anos frustrantes'


Primeiro autor de novelas da Globo a acreditar no projeto de teledramaturgia que a Record lançou em 2004, Marcílio Moraes está deixando a rede de Edir Macedo após quase 15 anos de casa, cinco deles numa geladeira glacial. Seu contrato vence no próximo dia 31 e não será renovado. "Não fui procurado pela direção da emissora para conversar sobre isso e, devo dizer, também não os procurei com este fim", confessa Marcílio, 75 anos, que assinou obras como Sonho Meu (1993), na Globo, e Essas Mulheres (2005) e Vidas Opostas (2007), na Record. O desinteresse se explica. Seu último trabalho televisionado foi a minissérie Plano Alto, no fim de 2014. 

"Os primeiros nove anos na Record foram excelentes. Tive oportunidade e liberdade para escrever novelas e séries de sucesso e relevantes para a dramaturgia televisiva. Os últimos cinco anos foram frustrantes para mim. Nada emplaquei, a não ser reprises", resume. É um fim melancólico para algo que começou muito bem. Essas Mulheres, primeira novela de Moraes na Record, ganhou elogios da crítica. Vidas Opostas fez ainda mais: ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e quebrou o monopólio da Globo no Troféu Imprensa com o primeiro retrato realista de uma favela na teledramaturgia. 

No Ibope, Vidas Opostas realizou uma profecia que Moraes fizera cinco anos antes, quando foi dispensado pela Globo: "Agora estou no mercado. Sei fazer novelas e, se algum concorrente me der recursos, sei como bater a Globo", disse à Folha de S.Paulo em agosto de 2002. O último capítulo da novela, de fato, bateu a Globo durante 40 minutos e teve média de 25 pontos na Grande São Paulo, o que só seria superado pelo episódio da travessia do Mar Vermelho em Os Dez Mandamentos, em novembro de 2015. Briga com a Bíblia Foi a radicalização do projeto bíblico da Record que colocou Moraes no freezer. Ela apresentou projetos de uma missérie sobre Martinho Lutero [1483-1546] e de novelas para a faixa atualmente ocupada por Topíssima. Sem disposição para fazer tramas bíblicas, foi encostado.

App Google Notícias

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.