Header Ads Widget

Como a luz emitida pela tela do seu celular pode afetar seus olhos


Não importa a cor da imagem, a intensidade do brilho, saturação e tudo mais. A luz que sai das telas - seja do seu computador ou do smartphone - é conhecida sempre como “luz azul”. A gente aprendeu na escola: a luz é formada por espectros de infinitas cores. A chamada “luz azul” é só um intervalo visível da luz que nossos olhos enxergam. O ser humano está exposto à luz azul desde sempre, afinal o Sol é uma das principais fontes dela.

Mas o que chama atenção e até preocupa é que mais recentemente nossos olhos estão cada vez mais pregados em fontes artificiais dessa luz azul; as telas! E isso não é muito interessante… Alguns estudos com animais apontam que a luz azul dos LEDs foi capaz de causar danos nas células da retina. A exposição exagerada provocou perda de células fotorreceptoras em macacos. E, pior: em ratos de laboratório, a iluminação LED foi prejudicial aos olhos até mesmo em níveis de exposição normais. Pouco se sabe ainda sobre os efeitos sobre nós, seres humanos.

Mas pesquisadores da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos, publicaram um estudo dizendo que, sim, a exposição crônica à luz azul pode aumentar o risco de desenvolvimento de degeneração macular e outros problemas relacionados à visão. Curioso é que esses danos variam de acordo com o horário. A intensidade dos efeitos nocivos é de três a quatro vezes maior durante a noite do que durante o dia - isso explica porque o Sol nunca foi assim tão vilão nessa história. Além de nos permitir enxergar, a exposição à luz regula nosso relógio biológico. Hoje em dia, muita gente reclama de dificuldade de dormir e mal sabe que esse problema pode estar diretamente ligado ao uso do celular; mais especificamente à luz azul emitida pela tela do aparelho.

Isso mesmo, a luz azul é capaz de bloquear a produção da melatonina pelo organismo, o hormônio do sono. Durante o dia, tudo bem, a luz até nos ajuda a ficar acordados. Mas o uso durante a noite pode fazer com que o usuário perca o sono ou ainda durma mais leve e sem o devido descanso. 


Foto by Google

olhar Digital
https://olhardigital.com.br/video/como-a-luz-emitida-pela-tela-do-seu-celular-pode-afetar-seus-olhos/84452

Postar um comentário

0 Comentários