Header Ads Widget

Vereador Marcos Sérgio anuncia por meio das Redes Sociais a nova data de emancipação política de Limoeiro




Foi por meio das das Redes Sociais que na manhã de hoje (27) o Vereador Marcos Sérgio anunciou que Limoeiro enfim terá sua data de emancipação política alterada e reconhecida. A cidade passa a celebrar esta data em 27 de julho e não mais em 06 de abril como fazia. Para quem não sabe, segundo documentos históricos Limoeiro foi fundada em 27 de julho de 1811, vindo a cidade a completar 208 anos e não 106 como se pensava. Está data só foi alterada devido a muitas batalhas e um dos guerreiros que lutaram para que todos acreditassem na real história do aniversário de Limoeiro foi o advogado Dr. Barbosa que a muitos anos vem batendo nesta tecla.

Segundo o vereador Marcos Sérgio, foram muitos meses de lutas, debates e palestras, mas enfim; Ele, Dr. Barbosa e todos que constituem o a Instituto Histórico e Geográfico de Limoeiro, conseguiram aprovar o projeto que altera a data de 06 de abril para 27 de julho. Após a aprovação o projeto passará para sanção do prefeito que se assinar favorável, a nova
data já entrará em vigor este ano, ficando assim o feriado de 6 de abril não mais existente e passando a ser comemorado no dia 27. Leia abaixo o que o vereador Marcos Sérgio escreveu em seu perfil numa Rede Social




27 de julho de 1811 - nova data de aniversário de Limoeiro: Em sessão que já entrou para nossa história, depois de debates e palestras, conseguimos a aprovação do projeto de lei enviado pelo executivo, por solicitação nossa que corrige a nossa data de emancipação passando para 27 de julho. Como professor de história, entendo essa ciência como a mãe de todas as outras e demos hj um passo importante. Agradecer a todos os vereadores e ao Instituto Histórico e Geográfico de Limoeiro, em nome de Dr. Barbosa que a vários anos levantou essa bandeira sendo por poucos ouvido, mas que agora tem seu mérito e a pesquisa reconhecida. Limoeiro, rumo aos 208 anos. Limoeiro, terra amada pedaço do meu Brasil.

 Entenda um pouco sobre esta data e a mudança no texto abaixo.

De acordo com a história, 82 anos depois, em 1893, com o Brasil sendo uma república, foi que chegou no dia 06 de abril o primeiro prefeito, Comendador Pestana. Os documentos provam. Outra prova reside no fato que Bom Jardim (148 anos) e Taquaritinga do Norte (131 anos), fizeram parte de Limoeiro, portanto, não tem como Limoeiro ter apenas 125 anos, sendo esses dois municípios citados mais velhos do que o município que os originou. Limoeiro, porém, segue na contramão de Caruaru e de muitos outros municípios, marcando o feriado na data da posse do primeiro prefeito, e a outra data que realmente se emancipou, passa esquecida em branco.

No entanto, considerando o Alvará do Príncipe Regente Don João, que desmembrou o Município de Limoeiro do município de Igarassu, onde no mesmo alvará outras cidades já foram desmembradas, e considerando também que as outras cidades já reconhecem o dia 27 DE JULHO DE 1811, como sua data de emancipação. Assim, com esses fatores justificamos a importância da correção da Data de Emancipação Política de Limoeiro, onde passaremos a ter 208 anos, sendo comemorado em 27 de Julho de 2019.

Postar um comentário

0 Comentários