Propaganda

Últimas Notícias

Atenção, importadores: Android Q inclui mais opções para operadoras bloquearem smartphones


Com o vazamento da semana passada , vimos que a próxima versão do Android vai incluir mudanças muito positivas na experiência de uso, mas aparentemente, nem tudo são flores.Por mais que os usuários sejam contemplados com o tão aguardado modo escuro e permissões extras em relação ao que o sistema pode ou não acessar em aplicativos, infelizmente a plataforma também traz novidades que podem não ser tão interessantes assim, ao menos para o consumidor final. Mudanças no código-fonte mostram novas possibilidades para operadoras de telefonia móvel em relação ao bloqueio de smartphones vendidos sobre planos específicos. 

Para nós aqui no Brasil isso não vai representar tanta dor de cabeça, afinal de contas, todos os nossos smartphones são vendidos sem bloqueio algum (ao menos para pessoas físicas) – porém, para os importadores de plantão, isto representa um cuidado extra na hora de escolher o dispositivo a ser adquirido. Nesse final de semana algumas linhas foram publicadas no gerenciamento de código-fonte do Android Gerrit, todas sob a seção “melhorias do Android Q para restrições de operadoras”. Nelas podemos ver que as operadoras telefonia móvel vão ganhar ainda mais controle sobre o que poderá ou não funcionar em suas redes. 

As restricões também impactam o funcionamento de smartphones Dual SIM – no momento atual, operadoras podem configurar restrições individuais para cada slot, mas com o Android Q, elas poderão bloquear totalmente a segunda gaveta de chips, caso o chip autorizado não esteja presente na primeira. O pior de tudo é que esse bloqueio é efetivado imediatamente e continua ativo mesmo que o dispositivo seja reiniciado ou resetado para as configurações de fábrica. 

A boa notícia é que, pelo menos as chamadas de emergência vão continuar funcionando normalmente, até mesmo em dispositivos bloqueados. Em outras palavras, quando o sistema for lançado e vier pré-instalado nos smartphones, será necessário ainda mais atenção para não adquirir um dispositivo que pode, no final das contas, acabar virando um peso de papel de luxo.

App Google Notícias/Tudo Celular

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.