Na hora de criar o site da sua empresa ou o seu blog pessoal, é importante pensar em um detalhe que é fundamental: o registro do seu domínio. Afinal, o domínio é o seu endereço na internet.
Existem algumas dicas básicas para você escolher um domínio adequado. Entre elas estão a de que ele deve ser curto, simples e sem palavras difíceis. Dessa maneira ele é facilmente lembrado.
Ao analisar uma série de sites, você vai perceber que a maioria deles possui em seus respectivos domínios extensões como a “.com” e a “.com.br”.
Isso é justificável, pois ambas as extensões já fazem parte do cotidiano das pessoas. Os usuários na internet estão habituados a elas há tempos.
No entanto, em determinados casos, a busca de alternativas para a diferenciação também é válida. Em meio a tantos “.com” optar por um “.tech” é uma boa tentativa de se destacar.
Por isso, vale a pena conhecer algumas extensões que vão além das mais utilizadas.
A extensão mais adequada para o seu projeto
Quando o assunto é o registro do seu domínio, vale a pena conhecer algumas características a respeitos das extensões.
As extensões, que também pode ser chamadas de TLDs, servem para designar qual é o tipo de negócio que o seu site abrange, bem como a região de onde ele vem. Além disso, TLD significa Top Level Domain, que em português quer dizer Domínio de Nível Superior.
Ainda sobre as partes que constituem o seu endereço eletrônico, há também o “Domínio de Nível Superior de Código do País”, que é conhecido como ccTLD.
Ele tem relação com o código do seu país de origem. Sabe o “.br” que aparece depois do “.com”? Pois então, ele é o ccTLD de sites brasileiros.
Alguns exemplos de ccTLD podem ser o “.jp”, que é utilizado para sites no Japão; e o “us”, que é usado para designar sites dos Estados Unidos.
Várias possibilidades de extensões, escolha a mais adequada
Hoje em dia, quem pretende investir em um negócio na internet, não pode reclamar que existe apenas o “.com”. É possível optar por algumas alternativas de domínio que fogem do lugar comum.
No entanto, é válido salientar que o que importa mesmo é que o seu domínio seja facilmente lembrado pelo público do seu site. A criatividade é relevante, mas ela fica em segundo lugar quando o assunto é praticidade.
Porém, vale citar aqui algumas extensões pouco usadas. Lembre-se que é importante que ela combine com a proposta do seu site. Essa relação ajuda, em um primeiro momento, o usuário saber do que se trata o seu projeto web.
Logo em seguida você irá ver algumas extensões que certamente não vê por aí todos os dias. Cada uma possui uma finalidade e é indicada para certos tipos de sites.
tech
Se o seu negócio faz parte do segmento de tecnologia, tais como venda e conserto de acessórios, a extensão “.tech” pode ser uma boa alternativa.
Ela ainda é pouco utilizada e isso é um diferencial para tornar o nome do seu site memorável. Outro exemplo de onde a “.tech” pode ser utilizada são sites de empresas de TI.
press
Sites que atuam no segmento jornalístico também são agraciados com uma extensão adequada. A “.press” é a ideal para quem atua, por exemplo, como a área de assessoria de imprensa.
Até mesmo quem atua como um jornalista freelancer e possui um blog próprio pode utilizar essa extensão para fugir do tradicional “.com”.
Portais de notícias e empresas de comunicação também podem optar por essa TLD.
blog
Quer uma extensão que vai direto ao assunto? A “.blog” é uma delas. Ela de cara já indica que o seu canal na web é um blog.
Outra característica dela é a sua versatilidade, pois combina muito bem para quem tem um blog pessoal, independente do assunto tratado, podendo ser games, culinária, esportes, HQs. Até mesmo o blog para a sua empresa pode levar essa extensão.
xyz
Ela é uma extensão muito versátil, pois combina com sites que atuam em qualquer segmento. Empresa, site pessoal, blog, loja virtual, enfim, a “.xyz” pode ser uma boa alternativa.
A empresa Hostinger, especializada em hospedagem de site, traz em seus serviços registros de domínios com a extensão “.xyz”.
biz
A extensão “.biz” está relacionada com a palavra em inglês “business”, que quer dizer “negócios”.
Essa extensãomé perfeita para identificar sites de natureza comercial e empresarial, fugindo um pouco do já conhecido “.com”.
Conclusão
Se o site é a vitrine do seu negócio, o domínio é o endereço da sua vitrine. Nesse caso, em uma época de tantos sites, a diferenciação ajuda na identificação.
Portanto, se você quer um domínio criativo e que seja facilmente lembrado, essas foram algumas alternativas entre tantas outras que existem no mercado de hospedagem de sites.
*Imagem Internet
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.