Header Ads Widget

Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT, disputam 2º turno para presidente


Às 21h51, com 97,56% das urnas apuradas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou que Jair Bolsonaro (PSL), 63 anos, e Fernando Haddad (PT), 55 anos, disputarão o 2º turno das eleições presidenciais. O resultado parcial das urnas indica o militar com 46,27% dos votos, já confirmado como o mais votado. Em 2º lugar, garantido no 2º turno, está o petista com 28,94%. Ciro Gomes (PDT) teve um desempenho melhor nas urnas do que apontavam as pesquisas, mas não o suficiente para alcançar a 2ª posição. Ficou com 12,51% dos votos válidos. Em 4º lugar ficou Geraldo Alckmin (PSDB) com 4,78%. O resultado das urnas confirma a tendência indicada pelas pesquisas de intenção de voto divulgadas nos últimos dias (veja no agregador de pesquisas do Poder360). Os candidatos de PSL e PT cresceram na última semana e se destacaram dos adversários. 

Essa configuração quebra a polarização PT-PSDB que se consolidou em 1994 e se repetiu em todas as eleições presidenciais até a última, em 2014. Bolsonaro liderou todas as pesquisas desde que a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva foi barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com uma campanha centrada nas redes sociais e sem a estrutura tradicional dos maiores partidos, o militar ganhou força e abasteceu esperanças, inclusive, de vencer no 1º turno. Fernando Haddad começou a campanha desconhecido da maior parte do eleitorado. Foi oficializado candidato à Presidência em 11 de setembro. Em menos de 1 mês, incorporou parte dos votos cativos de Lula e se consolidou em 2º lugar.

MSN 

https://www.msn.com/pt-br/noticias/eleicoes/jair-bolsonaro-e-fernando-haddad-disputarão-a-presidência-no-2º-turno/ar-BBO5bW1

Postar um comentário

0 Comentários