Header Ads Widget

Prefeitura de Limoeiro e Senac promovem cursos profissionalizantes de barbearia e maquiagem

Foto Wilker Mattos


Nesta semana foi dado o pontapé inicial dos cursos profissionalizantes de barbearia e maquiagem em Limoeiro, Agreste pernambucano e iniciativa tem o intuito de qualificar 40 alunos, com duas turmas de 20 para cada, para os cursos de barbearia e maquiagem. A aula inaugural aconteceu na carreta do Senac, localizada em frente ao Centro Cultural Marcos Vinícios Vilaça, na Praça da Bandeira onde abrigará todas as aulas, de segunda a sexta-feira, durante os turnos da manhã e da tarde. As de barbearia serão das 8h às 12h, com carga horário de 200h, enquanto as aulas de maquiagem serão das 14h às 18h, com carga horária de 160h. O encerramento está previsto para o mês de novembro.

De acordo com o secretário executivo de Indústria e Comércio, Wellington Vasconcelos, a ação representa oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho e vai proporcionar maior autonomia aos futuros empreendedores. "Graças a estes cursos, essas pessoas poderão ter o próprio negócio, ser patrões ou patroas de si mesmas e trabalhar com dignidade mesmo em um período de crise econômica no Brasil, com as empresas sem condições de contratar profissionais. Depois de formados, os novos profissionais farão o dinheiro girar na cidade, comprando insumos e ajudando o comércio a faturar mais e a contratar mais gente. Esta é a missão da Secretaria de Indústria e Comércio: fomentar e incentivar o comércio local, não somente atendendo às demandas das empresas, mas também dando emprego e renda às pessoas", aponta.

Wellington também abordou a parceria da Princesa do Capibaribe com o Senac. “Nós queríamos trazer cursos profissionalizantes para Limoeiro, abrimos um processo de licitação, e o Senac ganhou. O município, então, contratou o Senac, que trouxe toda esta estrutura para formalizar o projeto e oferecer o melhor aos alunos. Além disso, a Prefeitura está bancando as matrículas dos 40 inscritos, no valor total de 44 mil reais”, revelou.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, destaca a participação de beneficiários das políticas públicas de Assistência Social nos cursos. "Todos passaram por entrevistas sociais e por um processo seletivo para estarem aqui. Percebemos, na própria movimentação dos participantes, que há motivação e engajamento. A partir do curso, será criado um elo entre os futuros profissionais e o Senac, que é uma entidade já reconhecida no mercado de trabalho. Essas pessoas vão colocar em prática o que aprenderam e, acima de tudo, vão ganhar uma responsabilidade que as tornará importantes para a sociedade", sublinha.

Na visão do Senac, as expectativas são as melhores possíveis. “A melhor escola de certificação que existe a nível nacional é o Senac, que está há mais de 70 anos no mercado de trabalho. O município de Limoeiro está investindo na qualificação de profissionais, estamos firmando uma parceria muito saudável, e as pessoas têm que aproveitar. Agora é com eles. Sei que essas duas turmas vão ser um sucesso. A primeira impressão deixada pelos alunos foi muito boa. A gente vê nos rostinhos deles uma vontade de aprender e um agradecimento antecipado. Isto é gratificante tanto para os instrutores quanto para mim”, comemora a coordenadora pedagógica da entidade, Marta Avelar.

O otimismo se estende ao barbeiro Ricardo Correia e à maquiadora Luana Lira, que irão ministrar as aulas. “Sabemos que o Senac é um grande órgão aqui no Brasil, e eu estou pronto para passar o melhor conteúdo para o pessoal. Passei por uma seleção para ser instrutor do Senac e estou muito feliz por ter meu trabalho reconhecido. Estamos empenhados e vamos em frente”, sinaliza Ricardo, que atua em Limoeiro. “Minha expectativa é formar profissionais diferenciados e qualificados para o mercado, para que tenhamos melhorias e desenvolvimento para Limoeiro e Pernambuco”, afirma Luana, que mora em São Paulo e foi selecionada pelo Senac para ser instrutora em Pernambuco.

Já os alunos não veem a hora de aprender e de colocar a mão na massa. “Hoje, no mercado de trabalho, faltam pessoas qualificadas. E eu espero que o curso, que me deixou uma impressão muito boa no primeiro momento, me ajude a ser uma grande profissional. Mesmo se eu não exercer a profissão, vou ganhar muita experiência na área. Sei que os homens são a grande maioria nas barbearias, mas isso não significa que a mulher não possa exercer a função quando e onde ela quiser. A gente tem que agarrar a oportunidade quando ela aparece”, comenta Ana Cláudia Souza, inscrita no curso de barbearia. “O curso do Senac é muito conhecido e vai nos proporcionar uma profissão que está muito em alta hoje. É uma grande ajuda para quem é de Limoeiro e gosta da área. Eu estou muito contente por poder participar e quero continuar até o final. Pretendo montar o meu próprio negócio e seguir adiante. Se aparecerem outros cursos, com certeza vou indicar ao pessoal. A estrutura é muito legal. Eu gostei bastante”, diz Luana Tenório, inscrita no curso de maquiagem.


A ação é promovida pela Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria Executiva de Indústria e Comércio (SEIC) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

Postar um comentário

0 Comentários